O Teatro Brasília Shopping traz a "Trilogia Grande Sertão: Veredas"

"Uma jornada teatral épica nas veredas do sertão: Gilson de Barros revive a obra-prima de Guimarães Rosa no palco de Brasília."

A aclamada obra "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa, será trazida ao palco do Teatro Brasília Shopping em abril de 2024.

Este projeto, indicado ao Prêmio Shell Rio 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, oferece uma experiência teatral única, colocando no palco a riqueza literária e a profundidade psicológica que tornaram a obra de Guimarães Rosa uma das mais importantes da literatura brasileira.

Gilson de Barros apresentará as duas primeiras peças de uma trilogia inspirada em "Grande Sertão: Veredas". "Riobaldo" (recorte dos amores, na obra), nos dias 05, 06 e 07 de abril, seguido por "O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, (recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo) nos dias 12, 13 e 14 de abril, ambas às 20h, no Teatro do Brasília Shopping.

Sobre "Grande Sertão: Veredas"

Publicado em 1956, "Grande Sertão: Veredas" é uma obra revolucionária que mergulha nas profundezas da alma humana, utilizando a linguagem popular e oferecendo uma perspectiva única do sertão mineiro. João Guimarães Rosa desafia as convenções literárias ao explorar aspectos metafísicos do homem de forma universal.

A "Trilogia Grande Sertão: Veredas" teve início em 2020, com a estreia de “Riobaldo”. Teve carreira interrompida devido à pandemia, mas manteve uma conexão com o público por meio de apresentações virtuais pioneiras. Desde então, realizou temporadas em diversas cidades do Brasil, sempre recebendo elogios do público e da crítica especializada.

Em abril de 2023, estreou no Rio de Janeiro a segunda parte da trilogia, "O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho", recebendo excelente recepção do público e crítica. Agora, em 2024, o projeto expande suas fronteiras com apresentações programadas na Europa e a estreia da terceira peça da trilogia, "O Julgamento de Zé Bebelo".

Trecho da crítica de Furio Lonza

“...Riobaldo é teatro na veia, um Guimarães pocket, algo de novo na dramaturgia nacional; sem adereços, sem cenografia e sem figurinos, mas com uma luz abrasiva pilotada pelo experiente Aurélio de Simoni. Em cena, Gilson de Barros administra o tempo e o espaço como se fosse um demiurgo regendo o sol do sertão, uma espécie de deus onisciente que acompanha com ternura passo a passo as andanças de suas criaturas lá embaixo, nas veredas de um mundo lancinante e despreparado para conceber uma lógica formal do cotidiano...”.

Guimarães Rosa pelo olhar de Amir Haddad e Gilson de Barros

Amir Haddad - @amirhaddadreal

Li as duas primeiras páginas do ‘Grande Sertão’ várias vezes até perceber que aquela ‘língua’ tinha tudo a ver comigo. O resto da narrativa devorei em segundos, segundo minhas sensações. Aprendi a ler, aprendi a língua, lendo este romance portentoso no original. Entendi! Não era uma tradução, era um livro brasileiro, escrito na ‘língua’ brasileira.

Até hoje me orgulho de ser conterrâneo e contemporâneo de Guimarães Rosa. E tenho certeza de que qualquer leitor estrangeiro que ler o livro traduzido jamais lerá o que eu li. Assim como jamais saberei o que lê um inglês quando lê Shakespeare. Os realmente grandes são intraduzíveis.

Gilson de Barros - @gilsondebarrosator

Há alguns anos venho estudando a obra de Guimarães Rosa, com ênfase no livro Grande Sertão: Veredas. Interpretar Riobaldo tem sido meu trabalho e minha dedicação. A cada releitura do livro, cada temporada da peça, a cada curso que participo, vou aumentando a compreensão da obra.

O objetivo é traduzir a prosa Roseana para a linguagem do teatro. Pretensioso, eu sei. Mas, não imagino outra forma de enfrentar essa obra-prima, repleta de brasilidade. Por fim, registro a honra de estar no palco com o suporte de João Guimarães Rosa, Amir Haddad, Aurélio de Simoni e todos os colegas envolvidos nessa montagem. Evoé!

Mini Bio

Amir Haddar (diretor)

Diretor e ator brasileiro, é co-fundador do Teatro Oficina, posteriormente rebatizado como UzynaUzona, onde dirigiu produções notáveis e recebeu reconhecimento pela sua habilidade na direção. Fundou grupos teatrais influentes como A Comunidade e o grupo Tá na Rua, e ao longo de sua carreira participou de diversos projetos, incluindo encenações de Shakespeare e colaborações em shows. Atualmente, Haddad continua ativo, liderando o Grupo Tá Na Rua e dirigindo ou supervisionando peças com renomados artistas.

Gilson de Barros (ator e dramaturgo)

Indicado ao Prêmio Shell 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, este notável operário do teatro destaca-se por sua versatilidade como ator, gestor e dramaturgo. Com formação em Artes Cênicas pela UNIRIO, sua sólida trajetória inclui colaborações com renomados diretores como Augusto Boal, Luiz Mendonça, Mário de Oliveira e Domingos Oliveira, além de uma significativa parceria artística com Amir Haddad na Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com mais de 25 peças em seu currículo, atuou em produções diversas, como "Bolo de Carne" de Pedro Emanuel, dirigido por Yuri Cruschevsk; "Murro em Ponta de Faca" com texto e direção de Augusto Boal; e "A Tempestade" de Shakespeare dirigido por Paulo Reis, entre outras. Seu talento foi reconhecido com prêmios destacados, incluindo Melhor Ator no Festival Inter-regional de Teatro do Rio em 1982 e o prêmio de Melhor Ator no Festival de Teatro SATED/RJ em 1980.

Sinopse:

Riobaldo

Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunçoRiobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu em ‘homem de bem’.

O Diabo na Rua, no meio do Redemunho

Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público). Nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens de sua vida e reflete sobre a dialética: bem e mal, Deus/diabo. Na juventude, por amor a Diadorim, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto fáustico. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar: “o diabo existe?”.

Ficha Técnica

Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa

Riobaldo

Recorte e atuação: Gilson de Barros
Direção: Amir Haddad
Cenário e figurinos: Karlla de Luca
Iluminação: Aurélio de Simoni
Programação visual: Guilherme Rocha, MikeyVieira e Pedro Azamor
Assessoria de Imprensa: Júlio Luz – 21 981279366
Técnico: Mikey Vieira e Pedro Azamor
Fotos e vídeos: Renato Mangolin
Realização: Barros Produções Artísticas Ltda.

O Diabo na Rua, no meio do Redemunho
Recorte e atuação: Gilson de Barros
Direção: Amir Haddad
Cenário e direção de arte: José Dias
Iluminação: Aurélio de Simoni
Programação visual: Guilherme Rocha, MikeyVieira e Pedro Azamor
Assessoria de Imprensa: Júlio Luz – 21 981279366
Técnico: Mikey Vieira e Pedro Azamor
Fotos e vídeos: Marcos Sobral
Realização: Barros Produções Artísticas Ltda.

Serviço

Grande Sertão: Veredas
Temporada 05 a 14 de abril de 2024
Sexta à domingo, às 20h
Teatro Brasília Shopping
SCN Quadra 05 - Asa Norte
Informações: (61) 2109-2122
Ingressos: R$ 40,00 (meia) e R$ 80,00 (inteira)
Capacidade: 100 lugares
Duração: 65 minutos
Classificação Etária: 16 anos

Riobaldo – 05, 06 e 07 de abril
O Diabo na Rua, no meio do Redemunho – 12,13 e 14 de abril

Venda pela Sympla
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال