Maus-tratos a animais é tema da 'Live CLDF' desta quinta-feira (30)

Daniel Donizet (PSDB) e Roosevelt Vilela (PSB), ambos da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara Legislativa, vão debater ações do Legislativo sobre o tema



Os casos de abandono e de maus-tratos de animais domésticos têm crescido durante a pandemia do novo coronavírus em várias partes do Brasil, segundo apontam ONGs. Para além da situação de bichos de estimação e de animais domesticados, as recentes denúncias de criação de animais silvestres e exóticos em cativeiro acendeu o debate sobre a causa animal. O assunto será o foco da "Live CLDF" desta quinta-feira (30). Transmitido ao vivo pela TV Web, a partir das 17h, o programa vai contar com a participação dos deputados Daniel Donizet (PSDB) e Roosevelt Vilela (PSB), ambos da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara Legislativa.

"A sociedade não aceita mais a crueldade contra os animais e está ciente de que há mecanismos jurídicos para coibir essa prática. É nossa responsabilidade criar mais meios de combate aos maus-tratos a animais. Já não basta o sofrimento de tantos cachorros e gatos que estão abandonados, com fome, especialmente nesse período de pandemia? Devemos ser mais duros com os agressores para pôr um fim em tudo isso", argumenta Donizet.

O parlamentar tucano é autor de uma série de projetos voltados à proteção animal; muitos dos quais já viraram lei no Distrito Federal, a exemplo da proibição de rinhas, da autorização do transporte de pets em ônibus e metrô, e da proteção dos chamados "animais comunitários". Outras proposições do distrital seguem em tramitação na Casa, como a que proíbe o uso de coleiras de choque.

Já o deputado Roosevelt Vilela é o responsável pela lei de criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário (SamuVet) no DF. O objetivo é permitir o atendimento 24h de animais atropelados em vias públicas, que estejam em situações de risco e/ou que tenham sofrido maus tratos. "A implementação do SamuVet trará grandes benefícios sociais e ambientais para DF, além de contribuir para a conscientização da população sobre a importância de um tratamento digno aos animais", afirma.

Programa semanal

Esta será sexta edição da "Live CLDF", programa semanal produzido e mediado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Câmara Legislativa. Toda semana, um tema diferente em debate por dois deputados distritais. Durante a live, os interessados podem enviar perguntas aos parlamentares por meio do chat no canal da Casa no Youtube. Os programas já transmitidos ficam disponíveis no mesmo canal.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال