Justiça barra fim do isolamento social em Brasília - Alô Brasília

Últimas

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Justiça barra fim do isolamento social em Brasília

Justiça barra fim do isolamento social em Brasília



A Justiça Federal de Brasília suspendeu o fim do isolamento social na capital federal, que começaria na semana que vem, até que o governo local prove se o SUS está funcionando regularmente para suportar possíveis riscos de contágio à população em um eventual retorno às ruas.

Entre os pontos que a Justiça requer a comprovação, o governo do Distrito Federal terá que responder se está cumprindo com as normas da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde e se há plena vigilância da saúde e segurança dos trabalhadores pela Secretaria de Saúde.

Com isso, a Justiça atende a pedido movido pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Distrito Federal e Ministério Público do Trabalho. A suspensão do isolamento social estava marcada para 11 de maio, segunda-feira.

Na decisão, a juíza federal Kátia Balbino destaca que entre saúde e economia, o que prevalece é "a vida e a saúde da população". Diz também que se "preocupa com o relaxamento da quarentena e a disseminação do vírus em larga escala, uma vez que tal ação poderá alavancar o número de mortos, seja em decorrência do coronavírus, seja em decorrência de outras enfermidades, que não poderão ser igualmente tratadas em face de eventual colapso no sistema de saúde".

A juíza também determina uma visita ao Palácio do Planalto, na chamada "sala de situação" que está sendo usada para monitorar os casos de novo coronavírus, com objetivo de que o governo apresente dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Poliglota

Alô Goiás

Blog do PAULO MELO

Alô Brasília

Coluna do PM

Blog do Aderivaldo Cardoso

BLOG DO HALK

Melhores da semana

Destaque

Resolução permite suspender pagamento do Fies

MEC publica resolução que permite suspender pagamento de parcela do Fies Contratos vigentes poderão ter até quatro parcelas suspensas durant...