Prepare-se: vem aí chuva forte, com rajadas de ventos - Alô Brasília

Últimas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Prepare-se: vem aí chuva forte, com rajadas de ventos

Aviso de alerta via SMS acaba de ser enviado pela Defesa Civil do DF para população cadastrada. Instituição também orienta não se abrigar sob árvores

A Defesa Civil enviou via SMS um alerta para chuvas intensas nesta quarta(9), com rajadas de ventos, em todo o Distrito Federal. A instituição também orienta para que o cidadão procure abrigo e evite pontos de alagamentos.

Foto: Acácio Pinheiro.

Em caso de risco iminente, ele deve ligar para os telefones 199 (Defesa Civil, em casas da possibilidade de desabamento de estruturas) e 193 (neste caso, para o Corpo de Bombeiros Militar do DF).



Recomendações

Em casa

Caso haja destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.

Na rua

Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés e não empinar pipas ou aeromodelos com fio. Outra orientação é evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas. Áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos não são indicadas, por conta do risco de raios.

É importante também não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios e não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos e jamais se abrigar debaixo de árvores isoladas.

Em piscinas

A orientação é não entrar em piscinas ou lagos por conta do risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água.

Em veículos

A dica é não passar por locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida. Em caso de alagamento inevitável, a orientação é sair do carro imediatamente e buscar um local seguro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alô Goiás

Blog do PAULO MELO

Alô Brasília

Melhores da semana

Destaque

Não quer usar máscaras? Então cava covas!

Indonésios pegos sem máscara são forçados a cavar covas para vítimas da Covid-19 Moradores que se recusam a usar máscaras são forçados a cav...

Campanha contra a Dengue