Transporte coletivo do DF renova 90% da frota e lidera o país em modernização dos veículos

Ônibus mais novos e modernos do país, reforço das linhas e primeiro zebrinha elétrico compõem o novo cenário da mobilidade urbana em Brasília


O sistema de transporte coletivo do Distrito Federal vive um dos momentos mais significativos de sua história recente. Com mais de 3 mil ônibus em circulação e idade média de apenas 3,6 anos, Brasília passa a ter a frota mais nova do país, consolidando-se como referência nacional em modernização do transporte público.

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), publicado em novembro de 2025, somente no último ano foram incorporados 343 novos veículos ao sistema: 254 destinados à renovação da frota, 87 para ampliação do atendimento e dois para substituição. Além disso, 37 novas linhas foram criadas para ampliar a cobertura e melhorar o atendimento à população.

Frota praticamente 100% renovada

O levantamento aponta que cerca de 90% da frota do DF — o equivalente a 2.831 veículos — já foi renovada. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a meta é concluir a substituição total dos ônibus até março, com a chegada de mais 120 veículos.

No início de fevereiro, foram entregues 23 novos coletivos da Viação Marechal, em Taguatinga Sul, que já estão circulando em aproximadamente seis regiões administrativas, atendendo linhas que passam por Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará, Park Way e Taguatinga. A entrega faz parte da etapa final da substituição da chamada “linha baixa”.

Com as últimas aquisições, a Viação Marechal já renovou mais de 71% dos seus 510 ônibus em operação, e outros 147 veículos estão previstos para chegar até abril, concluindo a troca integral da frota.

Tecnologia, segurança e sustentabilidade

Os novos ônibus contam com tecnologia Euro 6, padrão que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes. Além disso, são equipados com:
  • Ar-condicionado
  • Elevador para acessibilidade
  • Câmeras de monitoramento
  • Sistema de GPS
  • Portas em ambos os lados
  • Sistema de segurança “Anjo da Guarda”, que impede a movimentação do veículo com portas abertas
Os coletivos também estão aptos a operar tanto no Boulevard do Túnel Rei Pelé quanto nos corredores exclusivos da EPTG e da Epig, ao longo do Eixo Oeste, garantindo maior eficiência no deslocamento.

Expansão dos ônibus elétricos

A modernização também avança na área da mobilidade sustentável. Atualmente, seis ônibus elétricos já operam em linhas do centro de Brasília. A previsão para 2026 é a chegada de 90 novos veículos elétricos que circularão no Plano Piloto, sob responsabilidade da empresa Piracicabana.

Para atender essa nova frota, está em construção um ponto rodoviário específico de carga e recarga próximo ao Terminal da Asa Sul, marcando um novo passo na transição energética do transporte público do DF.

Zebrinhas ganham reforço e versão elétrica

O serviço dos tradicionais micro-ônibus, conhecidos como “zebrinhas”, também foi ampliado. Atualmente, são 27 linhas em 15 regiões administrativas, com 65 veículos em operação — incluindo o primeiro zebrinha elétrico do Distrito Federal.

A ampliação do serviço fortalece o transporte de curta distância e a integração entre bairros e terminais, ampliando a capilaridade do sistema.

Com a conclusão da renovação prevista para os próximos meses, o Distrito Federal se consolida como líder nacional em modernização do transporte coletivo, combinando tecnologia, sustentabilidade, segurança e ampliação do atendimento à população.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال