Não é apenas um show.
É Bahia em estado puro. É potência. É ancestralidade. É experiência.
No dia 14 de dezembro, às 20h, o Clube do Choro recebe Quabales Banda com o espetáculo "Essa é a Bahia!", um show que convida o público de Brasília a mergulhar na potência rítmica, na ancestralidade e na criatividade que fazem da Bahia um dos maiores berços musicais do mundo. O grupo ainda oferecerá workshops de percussão na capital
.jpg)
A Quabales Banda é muito mais que um grupo musical: é uma experiência transformadora que une arte, educação e sustentabilidade em performances percussivas vibrantes. Agora, será a vez de Brasília ver de perto o trabalho que conquista multidões por todo o país. No DF, serão oferecidas duas atrações imperdíveis: Workshops que serão realizados na Caixa Cultural e no Clube da ASCADE nos dias 10 e 11. Já no dia 14 é a vez do show “Essa é a Bahia” no Clube do Choro.
No espetáculo "Essa é a Bahia", Quabales Banda revisita clássicos da música baiana e apresenta composições autorais com arranjos ousados, modernos e profundamente conectados às raízes afro-brasileiras. Com participação especial da cantora Dhi Ribeiro, o show mostrará que cada batida carrega a força da tradição, enquanto a performance revela a energia contemporânea que tem consolidado a banda como referência de inovação artística.
Um dos grandes diferenciais da banda é a criação de instrumentos musicais a partir de tonéis, baldes e tubos, transformando resíduos em música e despertando consciência ambiental. Essa prática se alinha diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4, 8, 10, 11 e 12), promovendo reflexões sobre consumo, descarte e reutilização.
A potência artística da Quabales dialoga com a cultura afro-brasileira, práticas ecológicas e processos educativos inclusivos, oferecendo uma vivência sensível e engajada. Mais do que um espetáculo, é uma experiência que conecta corpo, ancestralidade e sustentabilidade, apontando caminhos para um futuro possível. Nos últimos anos, a Quabales Banda já ocupou palcos emblemáticos como o Teatro Castro Alves, Concha Acústica de Salvador, Rock in Rio (Palco Sunset, 2017), Jam Session Montreux (Suíça), além de festivais como AfroPunk Bahia 2022, Festival de Verão de Salvador 2023 e 2024, AfroFashion Day 2024, Festival da Primavera Salvador 2024 e 2025, entre muitos outros.
Misturando música, performance, hip hop, pagotrap, canto e batida eletrônica, o Quabales Banda foi criado em 2015 e tem direção artística musical de Marivaldo dos Santos, que integra também, há mais de 20 anos, o elenco do show STOMP de Nova York. A banda segue esses passos e se inspira na linguagem performática do STOMP criando apresentações vibrantes com canções originais e de artistas renomados.
Além das apresentações artísticas, a Quabales Banda promove workshops e oficinas participativas, conduzidas por Marivaldo e pelos músicos do grupo. Nessas atividades, os participantes têm a oportunidade de criar sons a partir de materiais reaproveitados, desenvolvendo ritmo, coordenação e descobrindo novas possibilidades sonoras, ao mesmo tempo em que ressignificam objetos do cotidiano. Em Brasília, as ações da banda contarão com a parceria do já tradicional grupo Patubatê, forte representante performático de percussão na cena musical local.
QUEM FAZ
Marivaldo dos Santos é músico, produtor musical, nascido e criado nas periferias de Salvador (BA), no Nordeste de Amaralina. Hoje, vive na ponte área entre Estados Unidos e Brasil e reside em Nova York há mais de 20 anos. É o único integrante brasileiro do show internacional STOMP e ao longo de sua carreira realizou trabalhos com artistas como STING, Lauryn Hill, Fuggees, Joshua Bell, CeeLo Green, Paul Simon, Steve Coleman, Bill Frisell, Eliane Elias, Vinicius Cantuária, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Preta Gil dentre outros. Atualmente, está terminando a produção do filme "MÚSICA" pela Amazon USA, como diretor musical e performático ao lado de Rudy Mancuso.
Marivaldo dos Santos e Fernanda Mello são fundadores do Instituto Quabales, que atua há 13 anos no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador. Com foco na transformação social e profissional por meio da arte, educação, cidadania e meio ambiente. O Instituto oferece oficinas gratuitas de percussão, dança, canto, capoeira, inglês e formação profissional na área cultural. É um verdadeiro celeiro de talentos e cidadania, onde a arte pulsa como ferramenta de mudança.
A escolha de Brasília para encerrar a agenda do ano promete uma vivência imperdível, repleta de energia, troca, criação coletiva e uma apresentação pocket percussiva exclusiva para o público que consome música de qualidade no DF. Um show para quem deseja sentir a vibração dos tambores, ser transportado para Salvador por meio da música e vivenciar a identidade cultural que faz da Bahia um território sonoro singular.
PROGRAME-SE
WORKSHOPS
Workshop de Eco-Ritmos na Caixa Cultural
10/12 (Quarta-feira)
Horário: 19h - para adultos
Workshop de Experimentações Musicais
Dia 11/12 (Quinta-feira)
Horário: 10h - para crianças
Workshop Sons Urbanos
Data: 11/12 (Quinta-feira)
Horário: 19h às 21h
Local: Clube da ASCADE - Setor de Clubes Sul - Interessados podem preencher o formulário CLICANDO AQUI.
SHOW “ESSA É A BAHIA”
Data: 14/12 (Domingo)
A casa abre às 18h30 e o show começará às 20h.
O primeiro tempo será das 20h às 21h;
intervalo das 21h até 21h30
O segundo tempo será das 21h30 às 22h30

.gif)


