MPDFT inicia os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Campanha mundial busca sensibilizar a sociedade e fortalecer ações de prevenção e enfrentamento


O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) dá início à campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, movimento global que mobiliza instituições e a sociedade civil para promover a igualdade de gênero e o respeito aos direitos das mulheres. Ao longo do período, o MPDFT promoverá ações educativas, palestras, campanhas informativas e atividades de sensibilização voltadas tanto ao público interno quanto à comunidade em geral. As atividades reforçam a importância da articulação interinstitucional e da responsabilidade coletiva na promoção de uma cultura de respeito, equidade e justiça.

A iniciativa, que ocorre anualmente, entre 20 de novembro e 10 de dezembro, engloba datas simbólicas de luta pelos direitos humanos e tem como objetivo conscientizar sobre as diferentes formas de violência, estimular o debate público e reforçar o compromisso das instituições com a prevenção e o combate à violência de gênero.

O encerramento da campanha coincide com o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), data que reafirma o compromisso do MPDFT com a defesa dos direitos fundamentais e a construção de uma sociedade livre de discriminação e violência.

O MPDFT, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e da Ouvidoria das Mulheres, tem realizado ações institucionais em prol da equidade entre gêneros. Além disso, também há a opção de atendimento por meio da Ouvidoria das Mulheres, do MPDFT. Por meio desse canal, vítimas de violência doméstica podem denunciar violações de direitos, relatar dificuldades no acesso à rede de proteção e obter informações sobre medidas protetivas e serviços disponíveis.

A promotora de justiça Adalgiza Aguiar, coordenadora do Núcleo de Gênero, ressalta que o enfrentamento da violência doméstica exige um trabalho coordenado entre os diversos setores como justiça, segurança pública, assistência social, saúde e parcerias com a sociedade civil.

Agenda17/11 - Seminário “Como conversar com os homens sobre violência contra a mulher?”: Evento das 8h30 às 17h, na Universidade Católica de Brasília – Campus Ceilândia.

25/11- A 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras: A caminhada sairá do Museu Nacional, em direção ao Congresso Nacional, com concentração a partir das 8h30.

2 e 3/12 - 2ª Formação de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, das 19h às 21h, atividade voltada a pessoas que atuam na promoção de direitos humanos em diversas frentes.

6/12 - Mobilização no MPDFT com entrega de laços e apresentação da campanha para servidores e público externo.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال