Saguis resgatados em São Paulo serão transferidos para o Zoológico de Brasília

Animais foram encontrados em quintal residencial e passaram por tratamento no CeMaCAS da Prefeitura de São Paulo

Foto: Daniel Reis/ Acervo SVMA

Dois saguis-da-serra-escuros (Callithrix aurita) serão transportados de São Paulo para o Zoológico de Brasília na próxima segunda-feira (2), em uma operação coordenada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), com apoio do programa Avião Solidário, da companhia aérea LATAM. A ação busca garantir bem-estar e qualidade de vida aos animais, que não podem retornar à natureza.

O casal de saguis foi resgatado em novembro de 2024, cada um em um quintal de uma residência diferente na capital paulista, e foram levados ao Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), onde passaram por diversos exames físicos, laboratoriais e de imagem, e não apresentaram alterações clínicas significativas. Desde então, recebem reforço alimentar e seguem em boas condições de saúde.

Os animais são monitorados individualmente. Como se trata de uma espécie nativa da Mata Atlântica considerada em perigo de extinção, a destinação adequada é vista como essencial para sua manutenção e segurança.

Os Zoológicos do Estado de São Paulo por exemplo, costumava saguis-da-serra-escuros, porém estão com um plantel completo neste momento, então, a escolha do Zoológico de Brasília como destino final levou em conta diversos critérios técnicos e legais. A instituição possui autorização para o manejo da espécie e demonstrou interesse na recepção dos animais. Além disso, mantém programas de conservação relevantes para a preservação da fauna brasileira.

O transporte até o Distrito Federal será realizado gratuitamente pelo programa Avião Solidário, que apoia ações de proteção animal. A viagem será feita a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos e contará com o acompanhamento do médico-veterinário Francisco Conde, da Divisão da Fauna Silvestre (DFS). “Esses animais são ameaçados de extinção e, atualmente, não existe um programa estruturado de reintrodução. A DFS optou pela destinação pela repatriação como medida que assegura a preservação da espécie e garante o bem-estar dos indivíduos”, explica Francisco.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال