DETRAN-DF forma 1ª turma de Condutores de Veículos de Emergência para Mulheres

 Alunas da primeira turma do curso de Condutores de Veículos de Emergência para Mulheres recebem certificado de conclusão. Capacitadas, profissionais poderão concorrer a vagas de condução de veículos como ambulâncias, motolâncias, dentre outros

Shirlene Barbosa é habilitada na categoria B e pretende tirar a E para conseguir dirigir grandes veículos. Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Nesta quinta-feira (16), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) realizou a cerimônia de encerramento da primeira turma de Condutores de Veículos de Emergência para Mulheres. Ao todo, 22 alunas receberam o certificado do curso, que teve duração de 15 dias. A segunda turma começa na próxima semana.

Cleones Graziana Borges, de 53 anos, possui a habilitação com categoria D (caminhão) e já foi motorista de transporte escolar. Depois da experiência, passou a querer conduzir ambulâncias. “Seria um sonho poder ajudar a salvar vidas com o meu trabalho”, contou a participante da primeira turma. “Sou designer de interiores, mas gosto mesmo é de dirigir, estar na rua, no meio do trânsito. Este curso me ajudou muito a chegar mais perto do meu objetivo.”

Já Shirlene Barbosa, de 43 anos, é habilitada na categoria B (automóveis), mas sempre quis dirigir grandes veículos. Empolgada com a capacitação que fez, já vai começar o curso de especialização em Mecânica. “Juntei a vontade com a oportunidade. Acho que faltam mulheres conduzindo veículos de emergência. Somos capazes e precisamos ter mais espaço”, avaliou.

Primeira turma de Condutores de Veículos de Emergência para Mulheres é concluída; curso é ofertado pelo Detran-DF. Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Público feminino

Representando a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o assessor especial da Secretaria-Adjunta de Gestão em Saúde, Thiago Martins, destacou a necessidade de ter cada vez mais mulheres no setor. “Vocês [alunas] são vencedoras, pois têm força e energia. Agora, poderão entrar em mercado tão masculino. Em breve, teremos vagas abertas para a contratação de condutores, voltada ao transporte de pacientes de hemodiálise.”

Presente na cerimônia, a vice-governadora do DF, Celina Leão, enfatizou a importância de haver igualdade entre homens e mulheres em todas as categorias. “Ainda vivemos em um país muito machista, no qual se diz que o homem é o condutor da família, do veículo e, isso já acabou. Precisamos dar espaço para que as mulheres ocupem profissões que antes eram consideradas masculinas. Por isso, parabenizo cada uma que está aqui hoje.”

Para a realizar o curso, a exigência é possuir habilitação em qualquer categoria e a vontade de entrar na área de condução de veículos de emergência. “O objetivo é dar a oportunidade para que elas consigam as vagas, pois ainda é um mercado de trabalho muito masculino. Pouco se vê uma mulher conduzindo um veículo desses”, explicou a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Paula Nunan.

A formação integra o projeto Capacitação para Mulheres em cursos especializados de trânsito, cujo emblema é “Mulheres que dirigem vão mais longe”. O curso é desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito e o Núcleo de Formação e Cursos de Trânsito, da Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال