Sexta-feira da Paixão

 


Semeando a Palavra de Deus.

A verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores. 

Sexta-feira da Paixão do Senhor – Estamos em vigília pela entrega, prisão e morte de Jesus. Esse dia nos chama ao recolhimento, ao silêncio, as orações profundas, ao jejum e a gratidão a Deus pela vida doada de Jesus, por amor e para salvar a todos.

O relato da paixão do Senhor apresenta-nos Jesus num jardim juntamente com os discípulos. O jardim é um lugar de vida, ar puro, maior humidade, flores, sol brilhante, cheiro bom, esperança, etc. É neste ambiente que Jesus é preso pelos soldados, que vão ao seu encontro como se Jesus fosse um grande malfeitor e perigoso. Jesus se entrega livremente. Diz Jesus: A quem procurais? De imediato os soldados recuam e caem por terra. Pedro tenta proteger Jesus com a espada. Jesus não quer violência. Pede para Pedro guardar a espada na bainha. Jesus é preso e amarrado como um bandido perigoso.

Entra em ação o processo de negação de Pedro. Ora, Pedro nega Jesus três vezes antes do cantar do galo. Pedro sofre dor profunda por negar o amor de sua vida. Jesus sofre o abandono e a negação dos amigos próximos. Jesus é coroado de espinhos e é encoberto com um manto vermelho. Jesus é acusado de blasfêmia porque se revela como Filho de Deus. Jesus é ameaçado de ser crucificado por influência dos judeus, que contagia o povo. E pedem para Jesus ser crucificado. Jesus é crucificado juntamente com outros dois malfeitores. E recebe a inscrição sobre a cruz: Jesus Nazareno, o rei dos judeus. A mãe de Jesus está presente no calvário e Jesus a entrega ao discípulo amado e o discípulo a recebe como sua mãe. E assim, toda a humanidade é convidada a acolher Maria, como mãe. Jesus é ferido pela lança do saldado e do seu lado jorram sangue e água.

Jesus mesmo morto, faz brotar a vida para o mundo. O sangue e a água são considerados pelos santos padres, como os sacramentos do batismo e da eucaristia. Jesus se doa até o fim, por amor. O que a paixão e morte do Senhor nos ensinam? Jesus é sepultado num jardim. Jesus recupera o jardim de Éden, que havíamos perdido pela desobediência de Eva e Adão. Olha que maravilha Deus preparou para nós em Jesus! Jesus nos traz vida por sua morte!

Sexta, 15/abril/2022 – Semana Santa - Ano C. Leituras: Isaías 52,13-53,12 - Salmo: 30 – Hebreus 4,14-16; 5,7-9 – João 18,1-19,42 - Pe. Cássio Santos, CSS – Santuário Divino Pai Eterno - Panamá – GO. 

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال