Novembro Azul: alimentos que previnem o câncer de próstata



Mamão Papaia, uva sem semente, melão e filé de tilápia são algumas das opções sugeridas por Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, para auxiliar na prevenção da doença. Bolinho de tilápia e bombom gelado de uva estão entre as receitas práticas e saudáveis indicadas pela profissional para incluir na rotina


Novembro é o mês dedicado à conscientização e ao combate das doenças que acometem os homens, com foco especial ao Câncer de Próstata, o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Esta época tem como objetivo lembrar os homens da importância de realizar os exames preventivos, afinal, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e abre espaço para um tratamento mais efetivo.

Em relação à prevenção, há alguns alimentos que são indicados para fazerem parte da rotina para auxiliar nos cuidados com a saúde, como o mamão, o melão e a uva sem semente, por exemplo. "Essas frutas são ricas em nutrientes fundamentais para a prevenção do câncer, pois possuem fibras, antioxidantes, como as vitaminas A e C, e fitoquímicos, como o betacaroteno e o resveratrol", explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Além das frutas citadas, o filé de tilápia é uma poderosa fonte de proteínas. Uma revisão de literatura publicada em 2021, no The World Journal Men's Health, mostrou que dietas com alto poder antioxidante, ou seja, ricas em frutas, legumes, verduras e alimentos funcionais, têm papel fundamental na redução do risco e da progressão do câncer.

A tilápia, por exemplo, é bem-vinda na dieta de quem busca a prevenção desse câncer, por possuir ômega-3, além de ser uma opção de carne de baixa caloria, contribuindo também para o controle do peso corporal, segundo a nutricionista. Dessa forma, o salmão e a sardinha também se encaixam nesse requisito. "O foco sempre deve ser em alimentos com grande potencial anti-inflamatório e antioxidante", ressalta Renata.

Outros alimentos que podem prevenir o Câncer de Próstata:

Açafrão da terra: com potente ação anti-Inflamatória e antioxidante, que pode ser usado em diversas preparações, na forma de tempero, e também na forma de suplementação.

Alimentos vermelhos: como tomate e melancia, que são fontes de licopeno, principal componente nutricional relacionado com prevenção do câncer de próstata.

Vegetais verde-escuros: como brócolis, espinafre, couve, que são fontes de ácido fólico e componentes funcionais.

Alho e cebola: possuem os ácidos sulfurados, que estão relacionados à prevenção.

 

Confira abaixo receitas práticas e fáceis de fazer em casa, que auxiliam na prevenção do Câncer de Próstata.

 

Bolinho de tilápia
Ingredientes:

1 xícara de chá de tilápia grelhada e desfiada

1 banana inglesa cozida e amassada

2 colheres de sopa de farinha de aveia

2 colheres de sopa de cheiro verde

1 colher de café de sal

Pimenta moída na hora a gosto

Gergelim preto ou branco para enrolar

Preparo: misture todos os ingredientes, exceto o gergelim. Faça bolinhas, modelando a massa. Enrole cada bolinho no gergelim e leve para assar por cerca de 20 minutos em forno a 180 graus.

 

Bombom gelado de uva
Ingredientes:

1 caneca de uva sem semente cortadas ao meio

200g de chocolate 70% cacau ou mais

50g de castanhas de caju picadas

Preparo: derreta o chocolate em banho-maria. Acomode as uvas e um pouco de castanha em forminhas de gelo de silicone ou forminhas de silicone próprias para preparo de bombons Complete o espaço das forminhas com o chocolate derretido (não encha demais com uva, senão não será possível formar os bombons). Leve para gelar por pelo menos 2 horas ou até que o chocolate fique consistente e seja possível desenformar os bombons.

 

Sorbet de melão
Ingredientes:

½ melão médio

1 xícara de chá de açúcar

Suco de 1 limão siciliano

Preparo: bata tudo no liquidificador. Leve ao freezer por 2 horas e, em seguida, bata no liquidificador rapidamente de novo, apenas para formar um creme. Volte a mistura ao freezer, por 24 horas. Bata pela terceira vez, apenas até formar um creme. Leve ao freezer novamente até que a consistência fique mais firme (cerca de 1 hora) e, na sequência, sirva.

 

Sobre o Oba Hortifrui – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.  


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Acesse: www.obahortifruti.com.br


Siga o ObaHortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/  

Postar um comentário

0 Comentários