Com novas aposentadorias na PMDF, aumenta insegurança nas ruas.

 Déficit na segurança pública: Com aposentadorias na PM em 2021, um policial sozinho vai ficar responsável por 333 pessoas no DF

Com esses números, a PM deve ter, este ano, o menor efetivo da história para atuar nas ruas. Enquanto isso, centenas de aprovados no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal, realizado em 2018, aguardam pela convocação.

O efetivo da PM do Distrito Federal é de aproximadamente 10 mil policiais. Porém, a  previsão é de que, com as aposentadorias de 2021, esse número caia para cerca de nove mil oficiais. Essa  quantidade de militares precisa proteger 3 milhões de pessoas que moram na capital. Ou seja, um policial sozinho fica responsável por 333 pessoas. Com esses números, a PM deve ter, este ano, o menor efetivo da história para atuar nas ruas.

Enquanto isso, centenas de aprovados no concurso PMDF, da Polícia Militar do Distrito Federal, realizado em 2018, aguardam pela convocação. O Arthur Henrique, que está desempregado, é um deles.

“Hoje nós estamos numa situação muito cinza, que nós não sabemos, nós não entendemos o que está acontecendo. Os níveis de efetivos da Polícia Militar têm sido cada vez mais baixos, né? Estamos hoje abaixo dos 50% na Polícia Militar e o Governo tem demonstrado que não tem muito interesse em fazer um cronograma para que haja novas turmas", disse o concursado.

Em março do ano passado, os aprovados no concurso de 2018 foram chamados para compor uma nova turma. Porém, a pandemia da covid-19 fez com que o Governo do Distrito Federal interrompesse a seleção. A falta de respostas fez os candidatos criarem uma comissão para reivindicar direitos.

O advogado Max Kolbe está à frente do caso. Ele explica que a não convocação dos aprovados é inconstitucional. "É lamentável o que está acontecendo. Essa é a primeira vez na história do Governo do Distrito Federal que mais de 200 convocados são simplesmente desconvocados. A margem do entendimento do Supremo Tribunal Federal que diz que candidato nomeado tem direito a posse e o GDF simplesmente descumpre o entendimento do Supremo e vai deixando à mercê esses candidatos de fora de seu direito constitucional e legal da ascensão em um cargo público ao qual fora aprovado”, pontua o especialista do escritório Kolbe Advogados Associados.

O representante da comissão dos concursados Eduardo Feltraco conta que o grupo também entrou com um processo no Tribunal de Contas do Distrito Federal e com denúncias no Ministério Público.

“Fizemos manifestações, diversas reuniões com autoridades públicas, tivemos o apoio de 24 deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal e mesmo assim não conseguimos o aumento de turmas e a celeridade da Polícia Militar do Distrito Federal para convocar mais candidatos", pontua.

3 Comentários

  1. O plano estratégico iniado em 2012, que vai até 2022 foi cumprido só o básico do básico, os recursos desviados para outras áreas, até o hospital da PMDF foi tomado e a comunidade acha o que? Que vão viver sem policia? O futuro vai cobrar caro.

    ResponderExcluir
  2. É simples, bastas as autoridades competentes tomarem as medidas cabíveis e as que podem mudar este cenário cumprir com as suas obrigações. Deixo de tecer mais comentários por motivos óbvios...

    ResponderExcluir
  3. Tem que fazer outro concurso urgente, tem muita gente querendo trabalhar!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال