No Dia Nacional da Banana, a fruta popular no Brasil mostra seus sabores e benefícios à saúde


Amanhã, 22 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Banana, uma das frutas mais populares no Brasil, sendo também cultivada em praticamente todas as regiões do planeta. Além do alto potencial de comercialização a banana é queridinha do brasileiro, por sua versatilidade e oferta de nutrientes que agradam o paladar dos consumidores, de atletas até crianças e idosos.

A banana é rica em fibras, potássio, vitaminas, além de minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico. A fruta possui compostos antioxidantes, como a dopamina e a catequina, e contém triptofano, que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.

Apesar de ser conhecida como inimiga das dietas, a banana pode ser incluída em uma alimentação saudável, mesmo para quem deseja emagrecer. “Por ser rica em carboidratos, um dos principais benefícios dessa fruta é dar energia, mas ela também pode ser usada para aumentar a sensação de saciedade e de bem-estar”, comenta a nutricionista do Grupo Pereira, Erika Milla Freitas Lima. Ela também indica outras vantagens que a banana oferece ao organismo:

·      Regula o intestino, devendo-se consumir banana bem madura em casos de prisão de ventre e banana mais verde em casos de diarreia

·      Diminui o apetite, pois aumenta a saciedade e é rica em fibras

·      Evita cãibras musculares, por ser rica em potássio e magnésio

·      Reduz a pressão arterial, pois é rica em magnésio, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos

·      Melhora o humor e ajudar a combater a depressão, pois contém triptofano, um aminoácido que participa da formação hormônios que melhoram o humor e ajudam a relaxar

·      Fortalece o sistema imunológico e previne doenças, por ser rica em vitamina C

·      Melhora o metabolismo do colesterol e dos carboidratos, por ser rica em manganês

·      Ajuda a controlar o colesterol e prevenir câncer intestinal, por conter fibras solúveis


Seja para comer in natura, fazer bolos ou ainda preparar bebidas refrescantes com leite e outras frutas, a banana é sem dúvida uma excelente pedida para os dias quentes e secos vividos no Distrito Federal. Elas podem ser encontradas nas unidades do Fort Atacadista, com variedades e preços atrativos.

As lojas do Fort Atacadista no DF, ficam abertas de segunda a sábado, das 07h às 22h e aos domingos das 07h às 20h. Anote os endereços:

Sol Nascente | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

Taguatinga| DF | Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte

Ceilândia| DF | CNN 1 S/N | Centro 


Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال