Governo do Goiás proíbe pesca em todo o Estado - Alô Brasília

Últimas

terça-feira, 19 de maio de 2020

Governo do Goiás proíbe pesca em todo o Estado

Contra aglomerações, Governo de Goiás proíbe pesca em todo o Estado

Imagens de aglomerações foram registradas durante o fim de semana em rios como o Araguaia. Portaria assinada pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, também visa proteger populações ribeirinhas, tradicionais e indígenas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), determinou, nesta segunda-feira (18/05), a proibição da pesca, por tempo indeterminado, em todas as bacias hidrográficas do Estado. O objetivo da medida é evitar aglomerações, como as registradas em rios goianos no fim de semana, principalmente no Araguaia.

O governo teme que a grande presença de pessoas de diversas regiões do Estado possa ajudar a propagar o Covid-19 interior adentro. Além disso, a medida visa resguardar as populações ribeirinhas, tradicionais e os indígenas do contato com possíveis infectados.

A portaria 79/2020, assinada pela secretária Andréa Vulcanis, exclui da proibição a pesca realizada em caráter científico, a coletas de peixes para fins de estudos e monitoramento da ictiofauna, previamente autorizados pela Semad, e a pesca de subsistência para populações locais. Estão incluídas na proibição os trechos goianos das bacias dos rios Tocantins, Araguaia e Paranaíba.

Para garantir o cumprimento da determinação, a portaria também proíbe o trânsito de embarcações fluviais, com as finalidades de esporte, lazer e pesca, em todas as bacias hidrográficas do Estado.

Em registro feito em vídeo no final de semana, em São José dos Bandeirantes, no município de Nova Crixás, o narrador contou 58 canoas dispostas lado a lado durante pesca. No local, que atrai grande número de turistas durante a temporada, havia, segundo ele, um cardume de piau.

“Muita gente buscou refúgios nas cidades banhadas pelos rios, mas se todos tiverem a mesma ideia já acontece uma aglomeração”, afirma a secretária Andréa Vulcanis.

“Estudos centrados em outros tipos de coronavírus, semelhantes à Covid-19, nos mostram que os vírus continuam sendo infecciosos em ambientes naturais de água doce podendo, inclusive, propagar-se com maior facilidade onde está estancada”, conclui a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Poliglota

Alô Goiás

Blog do PAULO MELO

Alô Brasília

Coluna do PM

Blog do Aderivaldo Cardoso

BLOG DO HALK

Melhores da semana

Destaque

Macacos atacam laboratório e roubam sangue infectado

Macacos atacam laboratório e roubam sangue infectado com Covid-19 na Índia Macacos roubaram amostras de sangue infectadas com o novo coronav...