Delmasso coloca emenda e 11 quadras do Guará ganham iluminação em LED

Projeto prevê recursos de R$ 1,5 milhão e vai gerar economia de energia de até 50%, além de oferecer maior visibilidade para pedestres e motoristas



Os projetos de melhoria de iluminação pública, que substituem lâmpadas convencionais por luminárias de LED, chegaram às ruas do Guará. Cidade será contemplada com 1.943 lâmpadas especiais nas quadras ímpares e parte das quadras pares.

O projeto segue em ritmo acelerado. A CEB já executou a troca das lâmpadas na Avenida Contorno do Guará II, a mais movimentada do bairro, e diversas quadras – como as QE’s 26, 28, 30, 32, 13, 15, 7, 17, 1, e mais recentemente, no Polo de Modas, na QE 40 e QE 19.

Os recursos, cerca de R$ 1,5 milhão, são provenientes da emenda parlamentar do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos).

Na noite da quarta-feira (29.04), Luane Santana, atendente de uma padaria na Quadra 23 do Guará II, contou que levava 25 minutos caminhando no escuro até em casa. “Agora, está bem mais iluminado, tanto o caminho que eu faço como aqui na área ao redor da padaria”.

O presidente da CEB, Edison Garcia, enfatiza a importância do programa de eficientização energética. “Investir em iluminação pública é investir em sensação de segurança e bem-estar do brasiliense. Há um retorno muito positivo da população em relação a esses projetos que estamos executando em todo o Distrito Federal”.

A iluminação de LED (luz branca) possui inúmeros benefícios em comparação às lâmpadas de luz amarela de vapor de sódio. Além de gerar economia de energia de até 50% para o GDF, também possui maior luminosidade e nitidez de visão para pedestres e motoristas.

Esse aumento na potência do feixe de luz também trouxe benefícios para o comércio, de acordo com Adriano Almeida, atendente de uma drogaria na Quadra 11, do Guará I. “Na semana que trocaram as lâmpadas, todo mundo percebeu – e os clientes elogiaram muito”.

A revitalização na iluminação pública do Guará também contemplará o Lúcio Costa, o Park Sul e o SOF Sul. Vale lembrar que no início de dezembro, o Parque Denner também recebeu reforço na iluminação pública. Foram instaladas 91 luminárias de LED, graças à Contribuição de Iluminação Pública (CIP), paga todo mês pelos usuários na conta de luz.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال