Acampamento on-line reúne mais de três mil crianças do DF e Entorno

Acampamento on-line reúne mais de três mil crianças do DF e Entorno
Além de recreação e momentos de reflexão, as crianças também recebem orientações contra o abuso infantil


Em tempo de pandemia, onde o contato físico não é indicado, a criatividade precisa ser exercida. Desde sexta-feira (22), aproximadamente três mil “aventureiros” - crianças com idade entre 6 e 9 anos - estão acampados em barracas montadas dentro das suas próprias casas. A programação, que tem o tema “Minha primeira decisão”, vai até domingo (24). 

Neste período de quarentena, diversas lives de todos os seguimentos estão sendo realizadas. Porém, as crianças acabaram ficando de fora de muitas. A iniciativa também realiza um trabalho de conscientização contra o abuso infantil, tema que está em voga neste período onde muitas crianças estão sendo submetidas a este tipo de situação. 

As crianças fazem parte de um clube, mantido pela Igreja Adventista do Sétimo dia de Brasília e Entorno, semelhante aos escoteiros. A programação do evento está sendo transmitida de um estúdio todo caracterizado de forma lúdica, com um cenário cheio de representações de animais, tornando a experiência única e muito divertida para os participantes.

Uma das organizadoras do evento, a professora Soraya Kassaoka, líder de crianças e adolescentes da igreja Adventista para o Planalto Central, explica que a ideia do programa surgiu por meio da mãe de uma das crianças, Genira Roquini, que havia participado de uma atividade semelhante no Canadá. A partir dessa sugestão, foram realizadas reuniões de planejamento. A ideia foi aprovada e se tornou uma forma de inserir as crianças nas opções de “entretenimento online” no período atual.

“Achamos a ideia muito boa resolvemos aplicá-la. Com o advento da internet, estaremos ao vivo para o mundo. Analisando a atual situação, percebemos que as crianças estavam sendo esquecidas nesta pandemia. Tem lives para adultos, adolescentes, mas e as crianças?”, questiona a professora. 

Laiana, mãe de Sofia, de seis anos, conta que a experiência do acampamento online está sendo divertida e de muito aprendizado. “Estávamos com muita expectativa durante a semana inteira para poder montar a barraca. A Sofia acordou bem cedo e logo queria ver a barraca e ficar lá dentro. É uma coisa diferente e única”, detalha a mãe. 

Sofia também está aprovando a experiência. “Estou gostando muito do acampamento, achando muito divertido e esperando logo para poder dormir dentro desta barraca. Está muito divertido”, comemora a criança. 

A Milena, de Buritinópolis, está acompanhando a programação com a filha Fernanda e conta que a menina aprovou a iniciativa do clube. “Estou gostando muito do acampamento, as meninas também, improvisamos barraca. Elas amaram, dormiram nelas. Gostou da música, da pregação. E hoje vamos acompanhar a programação”, conclui.

A professora Soraya se emociona ao ver as fotos enviadas pelos pais, onde as crianças estão dentro de suas barracas, com as roupas de época sugeridas pelo programa. “É impossível não se emocionar. Que isso não seja somente agora, que eles tomem a decisão de seguir o bom caminho de Jesus”, afirma. 

Durante toda a semana que antecedeu à programação, foram lançados diversos desafios aos participantes e seus pais. Entre eles, a reflexão e oração por crianças que estão sendo abusadas, física ou emocionalmente. Para Soraya, os adultos precisam ter consciência da responsabilidade e do cuidado, não só da manutenção da vida dos filhos. 

“A ideia é que os pais possam parar para refletir. Assim como eles estão entediados e às vezes com temor no coração, as crianças também podem estar com sentimentos parecidos. Às vezes, nos preocupamos muito em ter uma dispensa cheia, uma geladeira cheia, mas não é só isso que os nossos filhos precisam. Eles precisam de carinho, de atenção e de paz. Então devemos ter essa preocupação com desenvolvimento emocional, físico e espiritual deles”, pontua.  

O líder de aventureiros para o Distrito Federal e Entorno, Hofni Gomes, salienta que o alcance da ação foi muito maior que o esperado. “Temos 115 clubes e cerca de três mil aventureiros em nossa região. E hoje comemoramos o dia mundial deles. E não queríamos que isto passasse em branco. Essa programação é para que, desde cedo, essas crianças tomem as melhores decisões. O nosso desejo é que eles entreguem os coraçõezinhos a Jesus”, afirma o Hofni. 

A idealizadora da ideia, Genira Roquini, explica que tudo começou quando ela e a família participaram de uma atividade semelhante realizada por um clube do Canadá. “Participando da atividade deles, nos envolvemos muito nos desafios. E aqui, todas as programações do clube tinham sido canceladas para evitar aglomerações. E todos começavam a me procurar e falar que não ia ter programação do dia mundial. Foi então que começamos a planejar. Apresentei para o líder, ele comprou a ideia e levou para todos os clubes. Estou muito feliz”, comemora Genira.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال