Primeiro dia de matrícula é tranquilo na rede pública

Prazo para efetivação vai até 14 de janeiro. Recomendação é não deixar inscrição para a última hora

Efetivação de matrículas dos novos estudantes da rede pública vai até 14 de janeiro | Foto: Mary Leal.
O primeiro dia de efetivação das matrículas dos estudantes da rede pública de ensino transcorreu de forma tranquila. A Secretaria de Educação (SEEDF) recomendou que a ordem de chegada não deve ser usada como critério de para escolha de turno. Nestes casos, as escolas podem fazer sorteio ou preencher vagas pelo critério etário (menor idade).

O processo – que é voltado para os estudantes encaminhados para unidade de ensino sequencial, remanejamento e novos alunos que se inscreveram em 2019 – começou nesta segunda-feira (7/1) e segue até 14 de janeiro. A Secretaria de Educação destaca a importância de os responsáveis não deixarem para última hora a efetivação, que é o que garante a vaga.

Se a matrícula não for efetivada, a vaga específica reservada em 2019 será perdida. A próxima oportunidade ocorrerá apenas entre 21 e 23 de janeiro, quando serão disponibilizadas as vagas remanescentes, aquelas que sobram após o período de efetivação, através do site da SEEDF. Mas, neste caso, a nova vaga poderá ser em um local mais distante do CEP informado no momento do cadastro. O melhor mesmo é efetivar a matrícula na unidade em que o estudante já foi contemplado.

O resultado das inscrições foi divulgado em dezembro através do site oficial da SEEDF, onde os estudantes puderam ver em quais unidades escolares iriam estudar no ano letivo de 2020. A vaga no local indicado já está garantida, bastando apenas a confirmação na escola durante os sete dias de efetivação. A SEEDF reitera que não é preciso fazer fila em frente às unidades escolares, pois isso não garante vagas ou escolha de turno na rede pública.
Orientação para evitar filas

Como houve casos isolados de fila em Brazlândia e em São Sebastião, a Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav), através da Diretoria de Oferta Educacional, orientou todas as Coordenações Regionais de Ensino a utilizarem critérios de sorteio ou menor idade como preferência em casos de escolas que tenham mais interessados do que o número de vagas para matrículas em determinado turno.

Se a matrícula não for efetivada, a vaga específica reservada em 2019 será perdida, alerta pasta | Foto: Mary Leal

Foi destacada nas recomendações que a ordem de chegada não deve ser usada como critério de desempate para escolha de turno. A orientação foi feita para evitar filas nas escolas durante a efetivação das matrículas.

A documentação dos alunos para efetivação das matrículas deve ser entregue na secretaria da unidade escolar onde o estudante foi contemplado. Os horários de funcionamento das escolas podem ser consultados em cada unidade.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال