Governador em exercício acompanha primeira troca da bandeira do ano - Alô Brasília

Últimas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Governador em exercício acompanha primeira troca da bandeira do ano

Manhã Cívica na Praça dos Três Poderes levou atrações para brasilienses e turistas que acompanharam a tradicional solenidade 

Foto: Joel Rodrigues.
A maior bandeira hasteada do mundo foi trocada pela primeira vez em 2020 com a presença do governador em exercício, Paco Britto. No ano em que Brasília se torna sexagenária, a tradicional cerimônia de Troca da Bandeira – que acontece todo primeiro domingo do mês – foi realizada em ritmo de festa. O evento, comandado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), contou com a apresentação da banda de música da corporação. 

“Me sinto honrado por estar aqui na primeira troca da bandeira do ano. Conseguimos, junto com a população, transmitir esse amor cívico que estava faltando para o país. Casa cheia mostra o querer da população ao amor à pátria”, declarou o governador em exercício na Praça dos Três Poderes neste domingo (5). Ao lado da esposa, Ana Paula Hoff, ele acompanhou a solenidade e aproveitou a Manhã Cívica promovida pela Secretaria de Turismo.
 
A Troca da Bandeira acontece no primeiro domingo de cada mês, como manda a Constituição Federal. Foto: Joel Rodrigues

A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do país e ocorre no primeiro domingo de cada mês, como manda a Constituição Federal. A cada edição, a responsabilidade é dividida entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal. Desta vez, a honraria ficou por conta do CBMDF, que fez o tradicional desfile cívico-militar, com execução do Hino Nacional, salva de tiros e concerto musical. 

“Fomos agraciados com a primeira solenidade do ano, que evoca valores e deveres cívico-militares. O CBMDF, com sua tropa formada, sua banda de música, seu efetivo, teve o prazer de vir à Praça dos Três Poderes e honrar nossa bandeira nacional, prestar nossa homenagem ao nosso símbolo nacional”, disse o comandante da corporação, Coronel Lisandro Paixão dos Santos. 

Com 100 metros de altura, o monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como a maior bandeira hasteada do mundo. Ela tem 286 metros quadrados. Neste domingo (5), nem a chuva afastou a presença de brasilienses e turistas. “Mesmo com chuva vimos muito público chegando. Isso é sinal de prestígio aos homens que, da mesma forma, prestigiam e honram a sociedade”, valorizou o comandante. 

“Abrir os 60 anos com a cerimônia do hasteamento da bandeira é bastante significativo porque demonstra claramente a força que nossa cidade tem, pelo turismo cívico, em uma celebração como essa. É um marco para nós”, enalteceu a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. 

Debaixo de chuva, brasilienses e turistas assistiram à cerimônia de Troca de Bandeira. Foto: Joel Rodrigues.

Manhã Cívica

A cerimônia mensal que marca a troca de um dos símbolos nacionais é, desde o ano passado, motivo para reunir a família e se divertir. O projeto Manhã Cívica, da Secretaria de Turismo, leva atrações gratuitas para brasilienses e turistas durante e após a formalidade. Neste domingo (5), teve feira de artesanato, passeios turísticos guiados, apresentação da Acadêmicos do Riacho Fundo II, brincadeiras e brinquedos. 

O CBMDF ainda disponibilizou um rapel no Congresso Nacional e oficinas de atendimento pré-hospitalar, com informações essenciais sobre procedimentos em paradas cardiorrespiratórias, desobstrução de vias aéreas, entre outros procedimentos de primeiros socorros. 

Para Mendonça, o grande público apesar da chuva insistente “é a consolidação do programa iniciado no começo da gestão”. “[A Manhã Cívica] envolve essa promoção do turismo cívico-pedagógico para nossa cidade, para o Brasil e para o mundo”, disse. 

A solenidade também contou com a presença de outras autoridades como o secretário de Segurança Pública em exercício, Alessandro Moretti, e o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Poliglota

Alô Goiás

Blog do PAULO MELO

Alô Brasília

Coluna do PM

Blog do Aderivaldo Cardoso

BLOG DO HALK

Melhores da semana

Destaque

Deputado quer nomeação de administradores aprovados em concurso

Delmasso pede a nomeação de administradores aprovados no concurso da secretaria de Saúde e de Economia São 884 aprovados no concurso de 2018...