Izalci defende prioridade a empresas brasileiras nas compras do governo - Alô Brasília

Últimas

domingo, 1 de dezembro de 2019

Izalci defende prioridade a empresas brasileiras nas compras do governo

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) ressaltou nesta sexta-feira (29), em Plenário, a importância do mercado de compras governamentais para o fomento do desenvolvimento tecnológico e inovação no Brasil

Foto: Edilson Rodrigues.
Segundo ele, é considerável o volume de dinheiro envolvido nessas transações comerciais. Por isso, o parlamentar defendeu que se dê preferência a empresas brasileiras, sem ferir o princípio de não discriminação da Organização Mundial do Comércio (OMC). 

O senador informou que, de acordo com dados publicados em 2018 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), esse mercado representa em média 12% do produto interno bruto (PIB) dos países. Se aplicado ao PIB mundial, o valor pode chegar a US$ 9 trilhões. Izalci disse que as entidades estatais estão entre os principais consumidores do comércio internacional. 

— Diante desse cenário internacional, duas situações podem ser úteis para a inovação brasileira. De um lado, o Brasil pode vender os seus produtos aos países com os quais fez acordo e estimular a inovação via concorrência de mercado, o que é muito saudável. Por outro lado, também é preciso pensar as comprar governamentais como um espaço de políticas públicas com objetivos claros, como o desenvolvimento da indústria, da tecnologia, da inovação, da redução de desigualdades e de estímulo às pequenas empresas — avaliou.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alô Goiás

Blog do PAULO MELO

Alô Brasília

Melhores da semana

Destaque

Butantan recebe aporte do Governo Federal para produzir vacina já em outubro

Vacina chinesa contra Covid-19, receberá R$80 mil de aporte do Governo Federal para produção no Brasil. O governador de São Paulo, anunciou ...

Campanha contra a Dengue