Sessão solene celebra jubileu de 60 anos da Arquidiocese de Brasília - Alô Brasília

Últimas

domingo, 24 de novembro de 2019

Sessão solene celebra jubileu de 60 anos da Arquidiocese de Brasília

Homenagem foi proposta pelo deputado João Cardoso que elogiou a "missão evangelizadora" da instituição, bem como as ações de assistência social

A Arquidiocese de Brasília completa 60 anos em abril de 2020, mas as comemorações do ano jubilar começaram já no início de 2019. Nesta sexta-feira (22), foi a vez de a Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrar a data e prestar homenagem aos serviços realizados pela instituição. A sessão solene aconteceu no plenário da Casa com a presença do cardeal Dom Sérgio da Rocha, padres, irmãs e fiéis.

"Esta solenidade é uma forma de reconhecimento e gratidão à arquidiocese. A CLDF está em festa", afirmou o deputado João Cardoso (Avante), à frente da homenagem. Acompanhado de seu filho caçula, Bruno César (8 anos), o parlamentar destacou a importância da igreja católica em sua trajetória pessoal e política e elogiou a "missão evangelizadora" da instituição, bem como as ações de assistência social promovidas.

"O trabalho dos agentes pastorais tem modificado a cidade", apontou o deputado Leandro Grass (Rede), que também credita sua atuação política ao envolvimento com movimentos da igreja católica. "A política, como o papa Francisco fala, é uma obrigação para os cristãos. Por meio da política, vamos construir uma sociedade mais digna e igualitária", completou.

Ao agradecer a homenagem, o cardeal Dom Sérgio da Rocha lembrou que a história de Brasília está entrelaçada à da arquidiocese. "A igreja, na verdade, já estava presente antes mesmo da inauguração da capital", afirmou, lembrando que em 1957 foi celebrada a primeira missa em Brasília, com a participação do presidente Juscelino Kubitschek. "Desde o princípio, a igreja contribuiu com a construção da cidade", disse. O cardeal ressaltou, ainda, contribuições da arquidiocese para a educação, a saúde pública e a "formação humana" e agradeceu a todos que têm participado desses 60 anos da instituição.

Também presente à solenidade, o padre Manuel Perez Candela – conhecido como padre Manolo – elogiou a homenagem feita pelo Legislativo local. "A Arquidiocese de Brasília é como uma mãe para mim: me acolheu quando aqui cheguei, aos 18 anos", contou o pároco espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alô Goiás

Blog do PAULO MELO

Alô Brasília

Melhores da semana

Destaque

Pedalinhos do Parque da Cidade estão de volta

Pedalinho do Parque da Cidade será reativado após décadas de abandono   Revitalização do espaço, que marcou gerações de brasilienses, será l...

Campanha contra a Dengue