Servidores são capacitados para uso de nova ferramenta

Atividade integra profissionais da Atenção Primária e Secundária da Região de Saúde Centro-Sul

Resultado de imagem para e-SUS
Médicos e enfermeiros da Região de Saúde Centro-Sul iniciaram, nessa segunda-feira (11), a capacitação para o uso da ferramenta e-SUS, que reúne dados e apoia a gestão nos processos de trabalho. O curso disponibilizou 88 vagas para servidores da Atenção Primária e da Secundária, com aulas realizadas no laboratório de informática da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

Os servidores da Atenção Primária, que já utilizam o e-SUS, tiraram dúvidas pontuais sobre as atualizações da ferramenta. Os profissionais de saúde da Atenção Secundária, que não estão familiarizados com o sistema por utilizar o Track Care, têm aprendido a utilizar o recurso.

“O objetivo é a integração da informação em saúde na Atenção Primária e Secundária. Isso está previsto no PlanificaSUS, que vem acontecendo desde julho na região para aproximar os níveis de atenção”, informou a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Campos.

Aproximação
Fomentar servidores da saúde a utilizar o mesmo sistema é uma forma de aproximar os profissionais e, com isso, melhorar o atendimento à população, na opinião da gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Diretoria de Atenção Primária da região, Isabel Mamede.

“Com foco no PlanificaSUS, é necessário que os níveis de atenção estejam alinhados para atender melhor as pessoas. Isso passa pela comunicação entre os profissionais. Por isso, fizemos visitas nas unidades de saúde para divulgar a importância de os servidores participarem”, ressaltou Mamede.

Alinhamento
A capacitação começou com os profissionais que atuam, principalmente, nas unidades com serviço de laboratório para a implementação do PlanificaSUS. Ao todo, cinco unidades básicas de saúde (UBS) da Região Centro-sul foram escolhidas para iniciar o trabalho de alinhamento entre a Atenção Primária e a Secundária.

O curso, dividido nos turnos matutino e vespertino, oferece, até esta terça-feira (12), aulas das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os servidores inscritos escolhem em qual horário podem participar da capacitação para aprender a utilizar o e-SUS.

A ferramenta se propõe a reestruturar as informações da saúde na Atenção Primária em âmbito nacional. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de um SUS eletrônico.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال