Confira o que abre e o que fecha nos próximos dias

Além das alterações previstas para sexta-feira (15), feriado, serviços públicos sofrem mudanças a partir de quarta-feira (13) com os pontos facultativos

Resultado de imagem para serviços
Os serviços públicos do Distrito Federal serão afetados nos próximos dias. Além do feriado da Proclamação da República, celebrado na sexta-feira (15), a quarta (13) e a quinta (14) foram definidas como pontos facultativos em virtude de um encontro do Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia e China) na capital. Por conta desse evento, o trânsito será impactado na Esplanada. Confira, abaixo, como será o esquema especial de funcionamento nos três dias. 
SEGURANÇAFoto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Corpo de Bombeiros Militar
Trabalha em regime de escalas de 24 horas, sem interrupção. 

Polícia Militar
Não haverá expediente administrativo a partir das 13h de quarta-feira (13). Depois, começa o plantão. O trabalho será em regime de escala, no esquema dos fins de semana. O policiamento estará na ativa 24 horas em todo DF, sem alterações. 

Polícia Civil
Funcionará em regime de plantão a partir das 12h de quarta (13), seguindo o planejamento até o fim de semana. Os registros pela Delegacia Eletrônica podem ser feitos normalmente. 

Defesa Civil
Funcionará em esquema de plantão, com equipe de campo e pelo telefone 199, em casos de emergências.
SAÚDE 

A partir das 12h de quarta-feira (13), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ambulatórios e policlínicas estarão fechados e seguem sem expediente até o feriado, na sexta-feira (15). Aquelas com expediente aos sábados terão funcionamento normal.

Veja a lista completa das UBSs que funcionam no sábado.

A Secretaria de Saúde (SEE) recomenda aos pacientes com consultas agendadas para esses dias que procurem as unidades o quanto antes, a fim de efetuar e remarcação. Quem tem exames e cirurgias agendadas será informado caso haja necessidade de alteração na data dos procedimentos. 

Emergências
Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192. Hospitais de Base e de Santa Maria também funcionam normalmente. 

Centros de saúde e ambulatórios
Fechados todos os dias.

Farmácias de alto custo
Ficarão fechadas todos os dias. A recomendação da SEE é de que pacientes que estarão sem insumos nas datas devem antecipar a ida ao local. Aqueles que estavam agendados serão atendidos na terça-feira (12).

Hemocentro
Funcionará normalmente nos dias dos pontos facultativos, das 7h às 18h, mas fechará na sexta-feira (15), devido ao feriado. No sábado (16), reabre em horário normal. A instituição, que não funciona domingo, fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A (Asa Norte). Agendamento de doações e mais informações: telefone 160, opção 2. 

Iges-DF
Nos dias com ponto facultativo, o expediente será normal para os colaboradores das áreas de assistência à saúde nas unidades que integram o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Na sexta-feira (15), não haverá expediente administrativo.
Educação

As escolas têm autonomia para aderirem ou não aos pontos facultativos. Aquelas que aderirem deverão repor as aulas e comunicar aos estudantes, pais e responsáveis.
SERVIÇOS PÚBLICOS

BRB
As agências do Banco de Brasília (BRB) e as unidades do BRB Conveniência abrirão normalmente nos dias de ponto facultativo. No feriado, estarão fechadas.

Detran-DF
Expediente administrativo: das 7h às 12h de quarta (13). Na quinta-feira (14), a fiscalização e a engenharia de tráfego estarão em escala de plantão. 
Vistoria veicular: os usuários com vistoria veicular agendada para a quarta-feira (13), no período da tarde, e na quinta-feira (14) deverão procurar o posto onde foi feita a marcação, no mesmo horário, entre os dias 18 e 22 de novembro, sem a necessidade de reagendamento.
Prova prática de direção: as bancas examinadoras funcionarão normalmente nos dias 13, 14 e 16.
Diretoria de Educação: as aulas e cursos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito ocorrerão normalmente.

DER
Não haverá atendimento a partir das 12h de quarta (13), nem na sede nem no nosso posto do 3º Distrito Rodoviário, em Samambaia. O expediente voltará ao normal na segunda-feira (18) a partir das 7h. Haverá fiscalização de trânsito e operação tapa-buracos em regime de plantão.

Agências do Trabalhador
Fecham às 12h de quarta-feira (13) e reabrem na segunda-feira (18).

Na Hora
Postos do Na Hora funcionarão até as 12h de quarta-feira, conforme prevê o decreto que determinou os pontos facultativos. Não haverá expediente no feriado de sexta-feira.

Escolas públicas
A critério da direção, poderão aderir aos dias de ponto facultativo.

SLU 

Os serviço de coleta seletiva e coleta convencional não será afetado em nenhum dos dias. 

CAPs
Somente os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, permanecem com atendimento 24 horas por dia. As demais unidades dos tipos I e II, estarão fechados a partir das 12h de quarta-feira (13).

Restaurantes comunitários
Fechados somente no feriado de sexta-feira (15).

Ceasa
Abre normalmente nos dois dias de ponto facultativo, mas fecha na sexta-feira (15). 

Outros órgãos
A Junta Comercial e a Ouvidoria Geral não terão atendimento presencial. Caesb não terá alterações no atendimento. 
TRANSPORTEFoto: Arquivo / Agência Brasília

Metrô
Funcionará normalmente nos dias de ponto facultativo. No feriado, das 7h às 19h. 

Ônibus 
Quarta-feira (13): linhas que ligam as Regiões Administrativas – tabela horária normal até as 14h e tabela de sábado após as 14h.
Linhas circulares que atuam nas Regiões Administrativas: não haverá mudanças.
Quinta-feira (14): Tabela com horários de sábado em todas as linhas.
Sexta-feira (15): Tabela com horários de domingo em todas as linhas.
PONTOS TURÍSTICOSFoto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Jardim Botânico (Área Especial, Setor de Mansões Dom Bosco, entrada pela QI 23 do Lago Sul)
Abrirá todos os dias normalmente, das 9h às 17h.
O ingresso custa R$ 5 por pessoa. Entrada franca para crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência.
De terça-feira a domingo, das 7h às 8h50, é permitida a entrada sem cobrança de ingresso somente a pedestres e ciclistas. Contato: (61) 3366-5597

Jardim Zoológico (Avenida das Nações, L4 Sul)
Será aberto normalmente nos dias de ponto facultativo e feriado, das 8h30 às 17h.
A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada.
Para crianças com até 5 anos de idade e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.
ESPAÇOS CULTURAIS

O Museu da República, a Biblioteca Nacional e Centro Cultural 3 Poderes (Panteão, Espaço Lúcio Costa e Museu da Cidade) ficarão fechados. Os outros equipamentos culturais funcionam normalmente (veja mais detalhes abaixo).

Funcionarão na quarta e quinta-feiras:
Casa do Cantador – 8h às 22h
Centro de Dança – 08h às 22h
Complexo Cultural Samambaia – 8h às 22h
Complexo Cultural de Planaltina – 8h às 22h
Espaço Cultural Renato Russo – 10 às 21h
Museu Vivo da Memória Candanga – 9h às 17h
Museu do Catetinho – 9h às 17h

Funcionarão no feriado de sexta-feira:
Centro de Dança – 8h às 22h
Casa do Cantador – 8h às 22h
Centro Cultural Três Poderes -9h às 18h
Complexo Cultural de Planaltina – 8h às 22h
Memorial dos Povos Indígenas – 9h às 17h
Espaço Cultural Renato Russo – 10 às 21h
Museu Nacional da República – 9h às 18:30h
Museu Vivo da Memória Candanga – 9h às 17h
Museu do Catetinho – 9h às 17h

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال