Sistema permite agendamento eletrônico pelo Portal de Serviços, garantindo mais autonomia, transparência e agilidade aos candidatos

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) aplicou, entre os dias 12 e 29 de janeiro, 3.032 exames teóricos dentro do novo processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mudança segue as diretrizes da Resolução nº 1.020/2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece novos parâmetros para a formação de condutores em todo o país.
Conforme determina a legislação, antes da realização da prova teórica, o candidato deve concluir o curso obrigatório, que pode ser feito por meio do aplicativo CNH do Brasil, em autoescolas, Escolas Públicas de Trânsito (EPTs), Instituições de Ensino de Trânsito (IETs) ou em órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.
O exame teórico é composto por 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma correta. As perguntas são extraídas do Banco Nacional de Questões, organizado e mantido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O tempo total de prova é de 80 minutos, sendo concedido tempo dobrado para candidatos com dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou transtorno do espectro autista (TEA). Para aprovação, é necessário acertar, no mínimo, 20 questões.
Agendamento eletrônico
O Detran-DF disponibiliza o agendamento eletrônico do exame teórico por meio do Portal de Serviços, permitindo que o próprio candidato escolha a data, o local e o horário da prova. O sistema libera a marcação após o registro da conclusão do curso teórico.
Segundo a diretora de Controle de Veículos e Condutores do Detran-DF, Bruna Pacheco, a iniciativa atende à exigência nacional de padronização e amplia a eficiência dos exames de trânsito. “O agendamento eletrônico é um passo crucial para garantir que o processo de habilitação no Distrito Federal seja mais transparente e acessível. Ao permitir o agendamento direto pelo candidato após a formação, otimizamos e agilizamos o fluxo de atendimento”, destacou.
Para agendar a prova teórica, o candidato deve acessar o Portal de Serviços do Detran-DF (https://portal.detran.df.gov.br), clicar na aba CNH, selecionar Marcação de Exames CNH, confirmar os dados pessoais e escolher uma das unidades onde o exame é aplicado: Aeroporto, Asa Sul, Gama, Paranoá, Sobradinho ou Taguatinga. Após a seleção da data e do horário, o sistema gera o comprovante de marcação.




