Carreta já realizou quase 800 consultas em Taguatinga

Iniciativa amplia o acesso à atenção especializada e reforça o cuidado com a saúde da mulher

Estrutura conta com consultórios climatizados para atendimentos clínicos e procedimentos de diagnósticos e possuem capacidade de atender até 60 pessoas por dia. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Quase 800 consultas e 1,2 mil exames, sendo 718 somente de mamografias e 495 de ecografias transvaginais. Esse é resultado dos atendimentos realizados pela Carreta do Programa Agora Tem Especialistas no Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

Com apoio da Secretaria de Saúde (SES DF), a iniciativa, que é do Ministério da Saúde (MS), oferece serviços voltados à prevenção e cuidado da saúde da mulher, como consultas com especialistas ginecologistas, além da realização de exames de imagem, como mamografias e ultrassonografias.

Durante a permanência na Região de Saúde Sudoeste - que engloba Taguatinga, Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Vicente Pires e Água Quente - a carreta irá atender mulheres previamente reguladas, ou seja, já inseridas na fila de espera do Distrito Federal. O objetivo é ampliar o acesso à assistência especializada, atuando como uma porta adicional de entrada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ampliação do acesso

Durante visita nesta quarta-feira (4), o diretor de Programa da Secretaria Executiva do MS, Nilton Pereira, destacou que a iniciativa responde a uma demanda direta da própria população. “As carretas têm o objetivo claro de atacar o principal problema que a população brasileira identificou no SUS, o acesso à atenção especializada. Não podemos aceitar que as pessoas morram esperando algum procedimento ou exame”, afirmou.

A representante do Comitê de Planejamento da Saúde do DF, Michelline Pedrosa, refletiu sobre a importância do investimento contínuo em saúde pública. “Trazer saúde para a população é investir no futuro. Precisamos nos dedicar e estar mais presentes para que o povo usufrua dessa melhoria”, declarou.

Para a superintendente da região de saúde Sudoeste, Márcia Rodrigues, a carreta simboliza um compromisso com o cuidado em saúde. “Não é só uma carreta, um veículo. É um símbolo de cuidado para a população, é um compromisso principalmente com as mulheres, que são os pilares para nossas famílias e comunidade”, declarou.

Também participaram da visita os deputados distritais Jorge Vianna (PSD) e Chico Vigilante (PT); e o representante do Conselho Regional de Saúde de Taguatinga, Ronaldo Seggiaro.

Com apoio da Secretaria de Saúde (SES-DF), carretas oferecem serviços para mulheres, como consultas e exames ginecológicos. Consultório itinerante está no HRT e já atendeu quase 800 pacientes neste ano. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Estrutura

A carreta conta com consultórios climatizados para atendimentos clínicos e procedimentos de diagnóstico, além de salas de espera equipadas com capacidade para até 60 pessoas sentadas. Os consultórios itinerantes percorrem diferentes Regiões Administrativas (RAs) desde outubro do ano passado.

Atendimentos no DF

No período em que esteve em Ceilândia, entre dezembro de 2025 e a primeira quinzena de 2026, foram registradas mais de 1,4 mil pessoas atendidas e 3,3 mil procedimentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال