Aruc celebra tradição e resistência no DF

Evento reuniu escolas de samba, comunidade e parceiros em ato de união pela retomada do carnaval oficial em Brasília


O tradicional desfile de rua da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) transformou a Avenida das Mangueiras, entre o Cruzeiro Velho e Novo, em um grande palco do samba na tarde do último domingo (8). Gratuito e aberto ao público, o evento marcou mais uma edição do cortejo que, desde 2015, mantém viva a tradição carnavalesca no Distrito Federal diante da ausência de desfiles oficiais.

Realizado a partir das 14h, o desfile reuniu centenas de foliões e integrantes das escolas de samba Aruc, Acadêmicos da Asa Norte e Bola Preta de Sobradinho, reforçando a união do movimento carnavalesco brasiliense em defesa da cultura popular e da ocupação dos espaços públicos pela arte.

Fundada em 1961 e reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal, a Aruc, maior campeã do carnaval de Brasília, com 31 títulos, levou para a rua um desfile completo, próximo do público e carregado de identidade. O cortejo contou com a bateria Carcará, alas populares, ala das baianas, comissão de frente, destaques, três casais de mestre-sala, porta-bandeira e capoeiristas, carro de som e mais de 50 passistas e alas populares.

Nos bastidores, o evento foi resultado de um trabalho coletivo que envolveu diferentes frentes da escola e a participação direta da comunidade. Segmentos como harmonia, bateria, figurino, costura, passistas e toda a diretoria e conselheiros (as) da Aruc atuaram de forma integrada com o Instituto Aruc Cultural para garantir o espetáculo.

Para o presidente da Aruc, Robson Oliveira Silva, o desfile representa mais do que um evento cultural, é um ato de resistência. “Manter o carnaval é uma luta. A organização do desfile de rua do Cruzeiro foi árdua, mas as escolas se empenharam para apresentar um desfile maravilhoso, mostrando a força e a resistência cultural das escolas de samba do Distrito Federal. Nosso agradecimento a todos que estiveram envolvidos, especialmente aos parceiros e à comunidade”, afirmou.

Robson também destacou o apoio institucional que viabilizou a realização do evento. “É com parcerias que fazemos cultura e mostramos a força do maior espetáculo do mundo, que é o desfile das escolas de samba do DF”, completou.

Diretor de Carnaval da Aruc e um dos fundadores da escola, Hélio Tremendani ressaltou o simbolismo histórico do desfile. Integrante da entidade desde 1974, ele acompanhou de perto diferentes fases do carnaval brasiliense.

“É emocionante estar aqui em 2026 mantendo uma tradição que começou em 1961. Já fui presidente por quatro mandatos e continuo colaborando não só com o carnaval, mas com o esporte e a cultura. Isso aqui é resistência e memória viva do Distrito Federal”, disse.

A presença de outras escolas reforçou o espírito de união. Vice-presidente da Acadêmicos da Asa Norte, Jodette Amorim destacou a importância do apoio mútuo entre as agremiações. “O samba é união. Se a gente não se unir, não consegue avançar. As escolas de samba de Brasília enfrentam há mais de dez anos a falta de apoio e de um desfile oficial. Então, quando uma escola consegue ir para a rua, todas vêm juntas, para fortalecer o movimento e mostrar que estamos dispostos a lutar pela retomada do carnaval”, afirmou.

Presidente da escola Bola Preta de Sobradinho, Marquinho Soares também enfatizou o papel do desfile na formação das novas gerações. “Fazer parte dessa festa é fortalecer a história do Cruzeiro e do samba no DF. É importante que os mais novos entendam que isso faz parte da cidade. A ideia é que as crianças de hoje contem no futuro que aprenderam aqui, para que essa tradição nunca perca a força”, disse.

A realização do desfile foi da Aruc e do Instituto Aruc, com apoio da Administração Regional do Cruzeiro, do Quiosque Jeito Carioca, patrocínio da Fundação Banco do Brasil e do Governo do Brasil, além de parceiros com o Sindicato dos Bancários e a comunidade local.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال