Brasileirão 2026 começa com duelos de gigantes e clima de decisão na 1ª rodada

Atlético Mineiro x Palmeiras, São Paulo x Flamengo e Fluminense x Grêmio abrem o campeonato com históricos equilibrados, rivalidade e expectativa por título.


A Série A do Campeonato Brasileiro 2026 já começa em clima de decisão. A primeira rodada reserva confrontos de peso entre clubes tradicionais, com históricos recentes marcados por equilíbrio, rivalidade e protagonismo individual. Atlético Mineiro x Palmeiras, São Paulo x Flamengo e Fluminense x Grêmio prometem fortes emoções logo na largada da competição.

Atlético Mineiro x Palmeiras: retrospecto recente favorece o Verdão

O duelo entre Atlético Mineiro e Palmeiras coloca frente a frente dois postulantes ao título. O Verdão venceu os últimos quatro confrontos entre as equipes pelo Brasileirão, com placares de 4-0, 2-1, 3-2 e 3-0. Nesse período, o Palmeiras sempre abriu o placar e marcou três gols de pênalti. O Galo, por sua vez, venceu apenas uma vez nos últimos 15 duelos no retrospecto geral, com sete empates no intervalo.

Apesar disso, o Atlético conseguiu manter a invencibilidade nos confrontos do Brasileirão 2023, com um empate por 1-1 e uma vitória por 2-0. Um dos destaques daquela época foi Paulinho, hoje jogador do Palmeiras, que teve passagem marcante pelo clube mineiro entre 2023 e 2025, com 50 gols e 12 assistências em 120 partidas.

O Atlético inicia a temporada buscando o seu terceiro título brasileiro, após as conquistas de 1971 e 2021. Já o Palmeiras, maior campeão da história da Série A com 12 troféus, venceu duas das últimas quatro edições do campeonato e chega embalado após duas vitórias consecutivas fora de casa, ambas com três gols marcados.

De acordo com dados da DataFactory, o Verdão foi o time que mais somou pontos como visitante no último campeonato: 35 pontos, resultado de 11 vitórias, marca inédita entre os concorrentes.

São Paulo x Flamengo: equilíbrio recente e força dos mandantes

Outro grande destaque da rodada é o confronto entre São Paulo e Flamengo, no Morumbí. Os últimos cinco encontros entre as equipes foram marcados pelo equilíbrio, com quatro vitórias dos mandantes e um empate — duas vitórias para cada lado. No histórico recente do Brasileirão, empataram em três dos últimos 13 confrontos, sendo o mais recente o 2-2 em 2025.

O Tricolor Paulista soma duas vitórias consecutivas em casa e um empate diante do Flamengo, com triunfos por 1-0 em 2023 e 2024, ambos sem sofrer gols. O São Paulo não perde como mandante para o rival desde 2022.

Atual campeão brasileiro, o Flamengo inicia a defesa do título conquistado em 2025. A equipe carioca perdeu apenas dois dos últimos nove jogos da Série A e foi líder em finalizações (109) e gols marcados (78) na temporada passada. Também teve a defesa menos vazada, com apenas 27 gols sofridos e 18 partidas sem ser vazado.

Segundo a DataFactory, Giorgian De Arrascaeta foi o jogador com maior participação direta em gols no último campeonato, com 18 gols e 14 assistências. O Flamengo também chega com um histórico positivo em estreias: está invicto nas últimas cinco aberturas de Brasileirão (três vitórias e dois empates). Já o São Paulo não vence na primeira rodada desde 2022.

Fluminense x Grêmio: tradição, equilíbrio e busca por retomada

No Maracanã, Fluminense e Grêmio protagonizam mais um capítulo de um duelo tradicional. O time gaúcho perdeu apenas duas vezes nos últimos dez confrontos gerais contra o Tricolor Carioca, mas ambas as derrotas aconteceram recentemente, nos jogos do Brasileirão 2025, quando o Fluminense venceu por 1-0 e 2-1.

O Grêmio apresenta bom desempenho no Maracanã, com três vitórias nas últimas cinco visitas. Já o Fluminense venceu apenas três dos últimos 11 jogos como mandante contra o clube gaúcho no retrospecto geral.

O Tricolor das Laranjeiras tenta encerrar um jejum de 14 anos sem título brasileiro — suas últimas conquistas foram em 2010 e 2012. Apesar disso, foi o time com mais vitórias em casa no último campeonato, somando 15 triunfos como mandante.

O Grêmio, por sua vez, inicia a caminhada rumo ao seu terceiro título da Série A, 30 anos após a conquista de 1996. O clube gaúcho perdeu suas duas últimas estreias como visitante e não vence fora de casa na primeira rodada desde 2018.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال