Hran realiza força-tarefa para diagnóstico de câncer de pele

Ação ocorre no próximo sábado (13) e integra a campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Ação ocorre no ambulatório do Hran, das 9h às 15h, com distribuição de 600 senhas para os atendimentos, conforme ordem de chegada. Foto: Sandro Araújo/ Agência Saúde DF

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) recepciona, no próximo sábado (13), uma ação da campanha Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre o câncer de pele. A força-tarefa busca diagnosticar e orientar a respeito da doença, cuidados preventivos e tratamentos. O ambulatório da unidade vai atender das 9h até as 15h. Haverá distribuição de senhas, de acordo com a ordem de chegada.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que articula assistência gratuita em diversas capitais do País. No Distrito Federal, serão feitos cerca de 600 atendimentos, realizados por médicos dermatologistas voluntários e associados à SBD.

Os pacientes com suspeita diagnóstica de câncer de pele poderão ser submetidos à cirurgia no mesmo dia, mediante disponibilidade de material e equipe de profissionais. Aqueles com diagnóstico positivo para a doença e que não forem operados no mesmo dia, terão seus procedimentos agendados pela equipe do Serviço de Dermatologia do Hran e do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Dezembro Laranja é uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para alertar sobre o câncer de pele. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Dezembro Laranja

A campanha Dezembro Laranja alerta para a realização de exames anuais com um médico dermatologista, a fim de identificar precocemente lesões provocadas pelo câncer de pele. A campanha ocorre no mês de início do verão, quando a exposição ao sol aumenta.

Entre os sintomas de alerta para o câncer de pele estão: manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; e feridas difíceis de cicatrizar.

O câncer de pele é o mais frequente tipo de câncer no Brasil e no mundo. A doença provoca um crescimento anormal e descontrolado das células e representa 30% de todos os diagnósticos que acometem a pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa nacional para o triênio de 2023 a 2025 aponta para 704 mil casos novos.

O uso de protetor contra as radiações UVA e UVB e fator de proteção solar (FPS) mínimo de 30 é uma das principais medidas preventivas. Além disso, roupas com proteção UV e chapéus de abas largas podem ser grandes aliados.

Serviço
Força-tarefa para diagnóstico de câncer de pele no Hran
Data: sábado (13)
Local: ambulatório do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
Horário: 9h às 15h – atendimento por ordem de chegada
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال