Com a chegada das festas de fim de ano, período marcado por viagens, recessos e maior fluxo nas estradas, o GSH Banco de Sangue de Brasília reforça um pedido urgente: para que a população coloque a doação de sangue como prioridade.

A instituição lembra que, nessa época, os estoques de todos os tipos sanguíneos tendem a cair significativamente, enquanto a demanda por bolsas de sangue segue constante. A situação torna-se ainda mais crítica para os tipos O- e A-, atualmente em níveis muito baixos.
O O- é essencial em emergências, quando não há tempo hábil para realizar testes de compatibilidade. Pode ser utilizado em qualquer paciente e é o tipo recomendado pelo Ministério da Saúde para transfusões em recém-nascidos de até 4 meses, o que torna sua disponibilidade fundamental.
Já o A- é considerado raro, apenas cerca de 6% da população pertence a esse grupo sanguíneo. Por ser um tipo com compatibilidade restrita, sua reposição é essencial para atender demandas específicas.
“Pacientes com anemia falciforme, em tratamento oncológico, vítimas de acidentes e aqueles que passarão por cirurgias dependem diretamente das doações para manter seus cuidados. Essas necessidades não diminuem no fim do ano e, por vezes, até aumentam devido ao maior número de acidentes”, destaca Marcela Zilves Colonese, gerente de captação regional do GSH Banco de Sangue.
O GSH Banco de Sangue de Brasília convida todos a se juntarem a esta corrente pela vida. As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 12h30, no SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star). O local oferece estacionamento gratuito no Multipark DF Star.
Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

.gif)


