Ação da DRCA encontra 13 animais em condições irregulares; investigação mira esquema de tráfico e cativeiro ilegal no DF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), deflagrou a Operação LEX ANIMALIA, voltada ao combate ao tráfico e à manutenção ilegal de animais silvestres no Distrito Federal. A ação foi realizada após indícios de que uma mansão no Park Way estaria sendo usada para manter fauna silvestre em situação irregular.
Ao cumprir mandado de busca e apreensão no local, os policiais foram recebidos por um adolescente de 16 anos. Durante a vistoria, a equipe encontrou, na área dos fundos da residência, um viveiro sujo, sem água ou alimento, contendo 12 jabutis e um cágado mantidos em condições inadequadas. Outro animal foi localizado solto em uma área de mata cercada, impossibilitando o acesso natural da fauna ao ambiente.
Todos os animais foram apreendidos e encaminhados ao Hospital da Fauna Silvestre (HFAUS), onde passam por avaliação veterinária. Após reabilitação, eles serão enviados ao CETAS/IBAMA, responsável pela destinação e reintegração segura da fauna silvestre à natureza.
A operação reforça o trabalho permanente da DRCA/PCDF na repressão ao tráfico e à exploração ilegal da fauna, crime previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98. As investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos.

.gif)


