Instituto Coral é parceiro da ação para levar cor e transformação à comunidade. Ação da Secretaria de Justiça e Cidadania mobilizou moradores, voluntários e parceiros em uma grande corrente de cidadania e cor
.jpg)
O Sol Nascente celebrou, no último sábado (8), o resultado de uma verdadeira transformação coletiva. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e o Instituto Coral realizaram a cerimônia de entrega da quadra poliesportiva revitalizada e da pintura das calçadas, portões e fachadas de cem casas da rua que dá acesso ao local, na Chácara 75, Trecho 3.
A iniciativa faz parte do projeto Arte que Transforma, desenvolvido pela Sejus em parceria com o Instituto Coral, e é um exemplo de como a união entre poder público, iniciativa privada e comunidade pode gerar resultados concretos e inspiradores.
Ao longo das últimas semanas, os moradores colocaram a mão na massa, participando ativamente das pinturas ao lado de voluntários e artistas. Mais de 5 mil litros de tintas doados pelo Instituto Coral e uma paleta vibrante de cores — azul, verde, laranja, rosa, amarelo, areia e palha — deram nova vida à paisagem da região, resgatando o sentimento de pertencimento e orgulho entre os moradores.
O grafiteiro e designer gráfico Leandro Vidão trouxe ainda mais vida com seus desenhos, que já transformam diversos muros espalhados por todo o país – cuja característica são as crianças negras, representando esperança, alegria e beleza. O artista comenta que, assim como a Coral, acredita no poder das cores para transformar os espaços e comunidades. Então, o que antes era somente um muro na Sol Nascente, agora é arte.
O evento contou com a presença da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, de representantes do Instituto Coral, artistas e lideranças locais. Para a secretária, o resultado é a prova de que a cidadania também se constrói com participação e afeto.
“O Arte que Transforma mostra que cuidar do lugar onde vivemos é também um ato de amor e pertencimento. No Sol Nascente, o que vemos é muito mais do que muros coloridos — são vidas transformadas pela arte, pela solidariedade e pela união da comunidade”, destaca Marcela Passamani.
“Estamos muito felizes em participar dessa entrega no Sol Nascente. Por meio desta parceria com a comunidade, artistas e a Sejus conseguimos renovar 100 casas, além da quadra. Esperamos que estas cores renovem a alegria e o senso de união da comunidade”, comenta Flavia Takeuchi, Gerente de Sustentabilidade LATAM da AkzoNobel e Diretora-presidente do Instituto Coral.
A instituição nasceu no final de 2024, em comemoração aos 70 anos da Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, já com a missão de revitalizar 250 fachadas da Vila Farrapos, em Porto Alegre, fortemente atingidas pelas enchentes no ano passado. Suas ações fazem parte do Movimento Tudo de Cor, programa da Coral que em mais de 15 anos já restaurou mais de 20 mil imóveis, capacitou cerca de 5 mil pintores, mobilizou 79 mil voluntários e utilizou mais de 1,5 milhão de litros de tintas em iniciativas por todo o Brasil.
Além da revitalização física dos espaços, o projeto no Distrito Federal também promoveu oficinas de capacitação em pintura imobiliária, ministradas por artistas e instrutores voluntários, oferecendo novas oportunidades de aprendizado e geração de renda para os participantes.
Sobre a AkzoNobel
Desde 1792, fornecemos tintas e revestimentos inovadores que ajudam a levar cor para a vida das pessoas e a proteger o que mais importa. Nosso portfólio de marcas de classe global, incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon tem a confiança de clientes em todo o mundo. Estamos presentes em mais de 150 países, onde utilizamos nossa experiência para melhorar a vida cotidiana – porque acreditamos que cada superfície representa uma oportunidade. É o que se espera de uma empresa de tintas e revestimentos pioneira e de longa trajetória que se dedica a proporcionar soluções mais sustentáveis e a preservar o que temos de melhor hoje, ao mesmo tempo em que cria um amanhã ainda melhor. Vamos pintar o futuro juntos. Para mais informações, por favor visite www.akzonobel.com. ©2025 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

.gif)


