Com apoio do GDF e recorde histórico de visitantes, a capital federal consolida-se como polo de eventos, cultura e turismo sustentável
![]() |
Brasília tem voos diretos para Peru, Portugal, Panamá, EUA, Argentina, México e Colômbia e estuda uma rota para a Itália | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília |
O turismo internacional em Brasília vive um momento histórico. Entre janeiro e setembro de 2025, o Distrito Federal recebeu 80.966 turistas estrangeiros, número 75,6% superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 46.105 visitantes. O resultado supera todo o fluxo de 2024, que havia somado 68.469 visitantes, e consolida Brasília como uma das principais portas de entrada do turismo internacional no Brasil.
Além de registrar o maior crescimento percentual do país, a capital federal tem se destacado como destino de grandes eventos, congressos, festivais culturais e competições esportivas que impulsionam a economia local. Estimativas do Governo do Distrito Federal (GDF) apontam que a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) saltou de R$ 8 milhões em 2022 para R$ 80 milhões em 2025, reflexo direto do avanço no setor de turismo e eventos.
“O turismo no Distrito Federal tem melhorado muito. Brasília se transformou num centro de eventos, seja durante a semana com eventos institucionais, seja aos finais de semana com eventos festivos e culturais, o que tem melhorado também a renda de todos”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
Entre as iniciativas do GDF para fomentar o setor estão o apoio a grandes eventos, a criação de novas rotas turísticas e a reativação do ônibus gratuito de turismo cívico. O governo também promoveu a reabertura de importantes monumentos, como o Museu de Arte de Brasília (MAB) e a Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro. Outro destaque é o programa Vai de Graça, que garante transporte público gratuito aos domingos e feriados, ampliando o acesso da população aos principais pontos turísticos.
O secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, destacou que o recorde é fruto de uma estratégia integrada:
“Todos esses fatores, além das participações de feiras internacionais e nacionais, estimulam a vinda do turista para o Distrito Federal. Sem dúvida nenhuma, é um número recorde de toda a história de Brasília, e a ideia é caminhar dessa forma, sempre crescendo.”
Recorde nacional e papel estratégico de Brasília
O Brasil também vive um momento histórico. Mais de 7 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país entre janeiro e setembro de 2025 — um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. Só em setembro, foram 570 mil visitantes internacionais, alta de 28,2% sobre 2024.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o papel de Brasília nesse avanço:
“O Brasil vive seu melhor momento da história em relação ao turismo internacional e Brasília tem papel estratégico na nossa divulgação do país. A capital consolida a imagem de um Brasil democrático, moderno, diverso, e que aponta para um futuro sustentável.”
Com crescimento acima da média nacional e uma agenda intensa de eventos e ações estruturantes, Brasília reafirma sua posição como destino turístico internacional, unindo arquitetura, natureza e hospitalidade em um cenário de prosperidade e inovação.