Caracterizações foram entregues, nesta sexta-feira (10), para as sete regiões de saúde; outras duas permanecerão na sede da pasta
![]() |
Objetivo das novas fantasias é intensificar as ações de promoção vacinal. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF |
A vacinação ganhou um reforço. Um não, nove. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) adquiriu novas fantasias oficiais do Zé Gotinha, o representante nacional da imunização de crianças e adultos. As caracterizações foram entregues, nesta sexta-feira (10), para as sete regiões de saúde; outras duas ficarão na sede da pasta.
“O objetivo é intensificar as ações de imunização. Cada região passa a ter a sua fantasia e autonomia dentro de seu território para promover atividades contínuas de mobilização e conscientização. Isso porque a vacina é o maior mecanismo de cuidado que temos”, ressaltou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.
Reforço multiplicado
Quem estava ansioso com a entrega era o próprio Zé Gotinha, que já testou a nova roupagem. A vestimenta segue o padrão utilizado pelo Ministério da Saúde (MS), com a cabeça produzida em fibra de vidro, além de contar com um sistema de ventilação interno.
"Estou animado para levar proteção à comunidade e continuar com o trabalho estratégico da SES-DF e do governo do Distrito Federal (GDF)". Em clima de festa e ao som do "funk da vacina Butantan", Zé Gotinha viu seu esquadrão ganhar ainda mais integrantes. "Estamos prontos", disse.
A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, destacou que a entrega irá impactar positivamente as coberturas vacinais. “É um momento importante para que as regiões tenham mais um aparato na tarefa de proteger a população. Estamos em plena campanha multivacinal e esse reforço vai ajudar a chamar mais o público."
Biografia do Zé Gotinha
Em 1986, o personagem ganhou a missão de educar e disseminar informações sobre vacinas, garantindo a saúde dos brasileiros. Seu criador, o artista plástico Darlan Rosa, atendeu, na época, a uma demanda do MS. Desde então, o Zé Gotinha segue como o principal símbolo da imunização do País, com atuação de destaque na pandemia de covid-19 e na retomada de outras coberturas vacinais.
Dengue
Na entrega das vestimentas de Zé Gotinha, o Núcleo de Mobilização Social, da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) da SES-DF, também recebeu presentes: duas novas fantasias de mosquito da dengue, representação lúdica que fará parte das ações educativas da pasta.