Com investimento de R$ 10,5 milhões, a nova via de 5,6 km liga o Monumento Solarius ao Jardim Botânico e promete reduzir o tempo de deslocamento diário dos moradores de Santa Maria, Gama e região
![]() |
Ibaneis Rocha: "O governo tem trabalhado para oferecer alternativas de trânsito que reduzam o tempo de deslocamento diário da população. Todos sabem a dificuldade que os moradores do Entorno enfrentam no trânsito todos os dias. Por isso, buscamos soluções para que as pessoas tenham mais conforto, tanto na ida para o trabalho quanto na volta para casa" | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília |
O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta quarta-feira (8), a nova via marginal da BR-040, obra aguardada há anos pelos motoristas que trafegam entre o Distrito Federal e o Entorno. Com 5,6 quilômetros de extensão, a pista liga o Monumento Solarius (Chifrudo) à entrada do Jardim Botânico, beneficiando cerca de 100 mil motoristas diariamente. O investimento total do Governo do Distrito Federal (GDF) foi de R$ 10,5 milhões.
A obra integra o conjunto de ações de mobilidade do GDF e representa um avanço na infraestrutura viária da região. Além de facilitar o tráfego, a nova marginal oferece mais segurança e conforto para quem utiliza o trecho diariamente, seja para o deslocamento ao trabalho ou para o retorno para casa.
“O governo tem trabalhado para oferecer alternativas de trânsito que reduzam o tempo de deslocamento diário da população. Todos sabem a dificuldade que os moradores do Entorno enfrentam no trânsito todos os dias. Por isso, buscamos soluções para que as pessoas tenham mais conforto, tanto na ida para o trabalho quanto na volta para casa. Pensamos, inclusive, em uma via reversa nesta pavimentação, para que, no final da tarde, o deslocamento seja ainda mais fácil”, destacou Ibaneis Rocha.
A vice-governadora Celina Leão também ressaltou o impacto positivo da nova via para os moradores da região sul do DF.
“As viagens serão encurtadas e, principalmente, mais seguras. O compromisso da nossa gestão é impactar positivamente na vida das famílias de todo o DF”, afirmou.
Licitada no primeiro semestre de 2024, a obra foi executada pela empresa F.E. Máquinas, Terraplenagem e Pavimentação Ltda, contemplando serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, além de obras complementares.
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur, explicou que a nova marginal vai aliviar o fluxo de veículos no viaduto de Santa Maria — um dos principais gargalos no deslocamento diário para Brasília.
“Hoje o viaduto de Santa Maria é um ponto de estrangulamento no deslocamento para Brasília, tanto na ida quanto na volta. Com a nova marginal, parte desse trânsito é desviada, o que facilita muito a vida de quem sai de Santa Maria diariamente”, afirmou.
Com a entrega da nova via, o GDF reforça seu compromisso com a mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável, ampliando a integração entre as regiões administrativas e garantindo mais qualidade de vida para os moradores do DF e do Entorno.