Polícia Militar Ambiental apreende cinco aves, entre corujas e papagaios, e autua suspeito por crime contra a fauna
Um homem foi autuado nesta terça-feira (15) por crime contra a fauna após ser flagrado vendendo corujas na Feira do Produtor, em Ceilândia. A ação foi realizada por policiais militares do Grupo Tático Ambiental (GTA), por volta das 17h30.
A operação teve início após denúncia de populares que informaram sobre um casal comercializando corujas no local. Ao chegarem à feira, os policiais localizaram um homem com as características repassadas. Durante a abordagem, foram encontradas duas corujas-suindara dentro de uma caixa. O suspeito confirmou que pretendia vender os animais e ainda revelou possuir outras aves em sua residência.
Diante das informações, as equipes se deslocaram até o endereço indicado e encontraram mais três aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro: um papagaio-galego, um pássaro-preto e um periquito-do-encontro-amarelo.
O homem foi autuado e teve um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) registrado pelo crime ambiental. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde receberão os devidos cuidados e serão reintegradas ao meio ambiente, conforme avaliação técnica.