Atividade será realizadas na Casa Luz de Yorimá, na 905 Norte, a partir das 17h , com entrada gratuita
%2013.20.40_bbcabd90.jpg)
O projeto Quitanda Cultura e Saberes, que promove até novembro uma série de atividades culturais e artísticas com foco nas expressões da cultura afro-brasileira e das periferias, realiza neste sábado (13), a partir das 17h, a oficina Samba de Coco com Martinha do Coco na Casa Luz de Yorimá (905 Norte, Brasília-DF). A oficina visa promover a valorização e o conhecimento do Samba de Coco como expressão cultural tradicional, garantindo a continuidade e vitalidade dessa manifestação popular.
Em formato típico de roda, serão trabalhados três dos principais elementos do Samba de Coco: canto, dança e percussão. Sob facilitação de Martinha do Coco, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a prática de passos básicos, movimentos característicos e ritmos da dança, experimentando ativamente essa expressão artística tradicional. A oficina também apresentará a história da Mestra Martinha do Coco, uma das maiores referências da cultura popular do Distrito Federal, que chega com o Coco do Cerrado, um som potente que mistura ritmo, poesia e raiz.
Sobre Martinha do Coco- Mestra Martinha do Coco é moradora do Paranoá há 40 anos. Nascida em Olinda, Pernambuco, migrou com sua família para a antiga Vila do Paranoá aos 17 anos. Desde então, desenvolveu um trabalho artístico com influências do coco, maracatu e ciranda. Em 2013, recebeu do Ministério da Cultura o título de Mestra da Cultura Popular, e em 2019 foi homenageada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A oficina é gratuita e aberta ao público, oferecendo um espaço de aprendizagem, vivência e celebração da cultura popular brasileira.
A atividade integra o projeto Quitanda Cultura e Saberes, que foi idealizado por Mãe Leila - Auaracyara e acontece até o fim de novembro em diferentes datas, sempre na Casa Luz de Yorimá. A iniciativa busca conectar territórios e tradições por meio de oficinas, apresentações, exposições e sessões de filmes, fortalecendo a presença das culturas negras e periféricas no centro de Brasília.
Sobre o projeto Quitanda Cultura e Saberes- O projeto Quitanda Cultura e Saberes acontece até o final de novembro, promovendo atividades culturais e artísticas com foco nas expressões da cultura afro-brasileira e das periferias, conectando territórios e tradições por meio de oficinas, apresentações, exposições e sessões de filmes.
Idealizado por Mãe Leila - Auaracyara, o projeto busca levar manifestações culturais da periferia ao centro de Brasília — espaço historicamente inacessível às culturas negras — e vice-versa.
“Nosso projeto rompe muros invisíveis que existem entre o centro e a periferia. É uma forma de reafirmar que esses territórios têm potência, cultura e história”, ressalta Mãe Leila - Auaracyara, idealizadora do projeto e presidente da Casa Luz de Yorimá.
O nome do projeto homenageia as quitandeiras, mulheres negras que atuaram como empreendedoras e desempenharam papel crucial no comércio ambulante, especialmente nos períodos colonial e imperial. Muitas vendiam alimentos para sustentar suas famílias e libertar a si mesmas ou outras pessoas negras escravizadas.
“As quitandeiras faziam esse mesmo caminho: do centro para a periferia, acolhendo, vendendo, resistindo. Nosso projeto carrega esse espírito de luta, de cuidado e de ancestralidade” , pontua Mãe Leila - Auaracyara.
Sobre a Casa Luz de Yorimá - A Casa Luz de Yorimá é um Ponto de Cultura e Terreiro de Umbanda que atua na valorização da diversidade religiosa e cultural. O espaço, que já sofreu derrubada, se mantém como um importante pólo de resistência no Distrito Federal.
“O espaço cultural é onde contamos e ouvimos histórias. Quando conhecemos as pessoas e suas trajetórias, a gente rompe com o preconceito e previne violências” , finaliza Mãe Leila - Auaracyara.
O projeto Quitanda Cultura e Saberes conta com o apoio da senadora Leila do Vôlei.
Cronograma de atividades do projeto Quitanda Cultura e Saberes na Casa Luz de Yorimá
DATAS/ATIVIDADES
13 de setembro Apresentação Martinha do Coco
26 de setembro Exibição do filme Levante pela Terra, de Marcelo Cuhexê
4 de outubro Apresentação/oficina de dança
11 de outubro Apresentação Cultural - Jongo
8 de novembro Apresentação Batalha de Rima Mulheres
15 de novembro Exposição fotográfica
29 de novembro Encerramento
Serviço:
Oficina Samba de Coco com Martinha do Coco
Sábado (13), a partir das 17h
Local: Casa Luz de Yorimá (905 Norte, Brasília-DF)
Entrada gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/luzdeyorima/