Projeto resgata as brincadeiras de antigamente com espetáculos de palhaços, oficinas de brinquedos recicláveis e contação de histórias

“Quem quer brincar põe o dedo aqui, que já vai fechar e não adianta nem chorar.” No ritmo da cantiga, um mundo de fantasia se abria, longe das telas, no quintal da imaginação. Inspirado por esse espírito lúdico e com o objetivo de promover o acesso à cultura no campo do Distrito Federal, o projeto Memórias Brincantes vai percorrer escolas rurais nos dias 10 e 17 de setembro, levando apresentações circenses, oficinas lúdicas para professores e consciência ambiental.
A proposta do Memórias Brincantes é um convite para reviver a infância em sua forma mais genuína: brincando. Quem dá vida a essa experiência são os palhaços Mandioca Frita e a dupla Tapioca e Espirolinda, que prometem gargalhadas e momentos de encantamento. A programação também inclui a aventura musical da Roça Cri-criativa, que celebra a natureza e os animais do campo por meio de composições autorais e contação de histórias, introduzindo de forma lúdica valores humanos, preservação ambiental e até os primeiros passos no yoga e na meditação.
Nesta edição, a cidade contemplada é Brazlândia. As atividades chegam à Escola Classe Polo Agrícola da Torre no dia 10, e à Escola Classe Chapadinha no dia 17 de setembro, em quatro apresentações. O projeto é realizado pela Âmbar Produções, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Ponto de Cultura Waldir Azevedo e da Casa Jasmim.
Além das apresentações para os estudantes, os professores também participam de oficinas criativas conduzidas pelo palhaço Mandioca Frita, aprendendo a construir brinquedos a partir de materiais recicláveis. A proposta é transformar educadores em multiplicadores desse saber, oferecendo alternativas lúdicas diante da escassez de recursos didáticos em muitas escolas do campo.
“Em muitas comunidades rurais, as crianças têm pouco ou nenhum acesso a espetáculos culturais. Levar o circo a esses espaços é mais do que proporcionar um momento de lazer, é abrir janelas para o imaginário, estimulando a criatividade e o senso crítico das crianças”, explica Bruno Catão, proponente do projeto Memórias Brincantes.
SERVIÇO:
Memórias Brincantes
Quando: 10 e 17 de setembro.
Onde: Brazlândia
Cronograma:
Dia 10/09 (quarta-feira) – Escola Classe Polo Agrícola da Torre
Manhã: 10h30
Tarde: 13h20
Dia 17/09 (quarta-feira) – Escola Classe Chapadinha de Brazlândia
Manhã: 10h00
Tarde: 13h20