Exposição “Sensibilità” promove experiência artística inclusiva no Venâncio Shopping a partir de outubro

 

Venâncio Shopping, no Plano Piloto, de 1º a 29 de outubro de 2025, será palco da exposição de artes visuais “Sensibilità: uma experiência sensorial e inclusiva”, idealizada pela artista visual e professora Claudia Bertolin. A entrada é gratuita e classificação livre.

 

A exposição reúne obras que transcendem a visualidade e convidam o visitante a uma imersão completa por meio do tato e da audição. Destaque para as peças em Fusing – técnica que funde vidro e metais –, criadas pela própria artista, e para as obras produzidas por pessoas com deficiência visual durante oficinas realizadas no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) e na Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga. Nesses espaços, no mês de novembro serão realizadas edições extra da exposição, onde o destaque serão exatamente os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos participantes durante as oficinas.

 

Produção artística e técnica de Claudia Bertolin

 

Claudia Bertolin desenvolve uma produção artística singular que combina domínio técnico refinado com profunda sensibilidade artística. Em seu ateliê, instalado em um dos cômodos de seu apartamento, a artista trabalha com horários flexíveis, adaptando-se à sua rotina como professora na Escola Meninos e Meninas do Parque.

 

Sua técnica principal é o Fusing, um processo complexo que remonta às tradições dos vitrais medievais, mas que Bertolin reinventa com contemporaneidade. O processo criativo inicia-se com a minuciosa coleta de pequenos objetos de vidro, fios de metal e distintos corantes naturais. Estes materiais são cuidadosamente dispostos e submetidos a um forno especial que atinge 800 graus Celsius, fundindo os elementos em peças únicas que combinam cor, textura e translucidez.

 

Após o resfriamento controlado, Claudia compõe seus painéis harmônicos, posicionando as peças vitrificadas sobre chapas de metal apoiadas em base de madeira. A fixação é realizada com vidro líquido, preservando a translucidez característica de suas obras. As dimensões variam desde formatos intimistas de 10cm x 10cm até impressionantes painéis de 80cm x 50cm.

 

Além do Fusing, Bertolin domina a técnica da aquarela. Sua produção integra consistentemente práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), utilizando materiais reciclados como cacos de vidro e metais, transformando resíduos em obras de grande beleza e consciência ambiental.

 

Uma mostra para sentir além do ver

 

Com curadoria do artista plástico Bisser Nai, radicado em Brasília, a exposição foi pensada para ser acessível a todos. Entre os recursos de acessibilidade disponíveis estão: audiodescrição por meio de QR Code, descrições técnicas em Braille, monitores especializados para mediação e visitas orientadas agendadas para grupos escolares e pessoas com deficiência visual ou auditiva, com o apoio de intérpretes de Libras. Vale ressaltar que a interpretação em Libras e a monitoria especializada estarão disponíveis em dias e horários específicos, mediante agendamento.

 

Arte como ferramenta de transformação social

 

Além de fomentar a produção artística inclusiva, o projeto “Sensibilità” nasceu de um profundo engajamento social. Claudia Bertolin relata que experiências anteriores com oficinas sensoriais ajudaram participantes a superar quadros de depressão e isolamento, reforçando o poder transformador da arte.

 

Para Ilka Teodoro, curadora do Espaço Venâncio Cultural, o nome da exposição diz tudo: “Sensibilidade. A interação tátil com as obras permite uma experiência sensorial única para quem visita a exposição. O Shopping Venâncio, espaço de conexão preocupado com a criação de experiências acessíveis ao seu público, acolhe esse formato de instalação artística, pensando na diversidade, especialmente em formas de contemplação para pessoas com deficiência visual.”

 

Serviço:

Exposição “Sensibilità” no Venâncio Shopping

Local: Venâncio Shopping

Endereço: SCS, Quadra 8, Bloco B, Asa Sul, Plano Piloto

Abertura: 30 de setembro de 2025 (terça-feira), às 18h

Visitação: de 1º a 29 de outubro de 2025, diariamente, das 10h às 22h

Entrada franca | Classificação livre

Informações: (61) 3208-2000 | www.venancioshopping.com.br | @venancioshopping 

 

Agendamento de visitas orientadas para escolas:

(61) 98157-4141 | (61) 98123-0490 (WhatsApp) | projetosensibilita@gmail.com

 

Realização: Claudia Bertolin

Curadoria: Bisser Nai

Recursos: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC)

Apoio: Secretaria de Estado de Educação do DF (SEE/GDF), CEEDV, Biblioteca Braille Dorina Nowill, Sinpro, JK Shopping, Venâncio Shopping e Óptica Audrey Brants

Produção: Rosana Loren e Raí Marques

Fotografia e vídeo: Rafael Fernandes

 

Ações complementares:

Exposição no CEEDV

Inauguração: dia 7 de novembro, às 10h

Visitação: de 7 a 14 de novembro das 10h às 16h

Local: CEEDV, SGAS II Quadra 612 Sul - Asa Sul, Plano Piloto

 

Exposição na Biblioteca Braille

Inauguração: dia 14 de novembro, às 10h

Visitação: De 14 a 21 de novembro de 2025, das 10h às 16h

Local: Biblioteca Braille Norina Nowill, St. B Norte CNB 1, Taguatinga

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال