Dramaturgia de Cícero Belmar | Direção Geral de Ernandes Silva | Estreia em Brasília com entrada gratuita e espetáculo acessível.

A Cia Em Comma de Teatro apresenta As Rivais, uma obra lírica que celebra a força das mulheres brasileiras e a riqueza da cultura popular nordestina. O espetáculo leva ao palco da Casa de Cultural Núcleo Bandeirante uma narrativa intensa, entrelaçando poesia, tradição popular e crítica social, e mergulhando no universo feminino com sensibilidade e potência. A peça questiona os limites entre vida e morte, emocionando e provocando reflexões sobre batalhas íntimas das mães solo. O desejo e a luta dos artistas envolvidos sempre foram os de manter viva a homenagem à cultura do Nordeste e às mães brasileiras.
As Rivais conquistou o público com cores, humor e a força do imaginário nordestino em sua primeira edição em Brasília, realizada em março de 2019. Sua trajetória, no entanto, foi interrompida pela chegada da pandemia da COVID-19. Agora, em 2025, a montagem retorna em grande estilo com a 2ª Edição – Edital FAC II – Apoio a Temporadas, estreando na Casa da Cultura do Núcleo Bandeirante. O espetáculo tem entrada gratuita e acessibilidade, reafirmando o compromisso de democratizar o acesso à arte no Distrito Federal.
O espetáculo tem como tema central a vida de Umbilina, uma nordestina que perdeu nove de seus dez filhos e luta para transformar o único filho sobrevivente em personagem da literatura de cordel, acreditando que apenas as palavras podem garantir a vida eterna. Entre drama, comédia e realismo poético, a peça acompanha sua jornada de resistência, marcada pela memória, pelos silêncios e pela força das mulheres solo, enquanto enfrenta a morte e o apagamento de sua própria história.
Para o autor da dramaturgia, Cícero Belmar, “As Rivais possui um grande significado, representando o reconhecimento da cultura popular do Nordeste por artistas de Brasília “ afirmou. Segundo o diretor da peça, Ernandes Silva, da Cia Em Comma, “dirigir essa peça é uma forma de valorizar as mulheres e mostrar sua realidade, sobretudo das mães solo e a realidade nordestina”.
Ficha Técnica e Artística
- Elenco: Leivison Silva, Madelene Cabral, Lilian Alencar, Madelon Cabral, Genice Barego
- Dramaturgia: Cícero Belmar
- Direção Geral e Cenografia: Ernandes Silva
- Trilha Sonora Original: Maestro Caio César Costa
- Figurino e Adereços: Fátima Braga
- Iluminação e Operação de Luz: Tauana Barros
- Fotografia: Humberto Araujo
- Designer Gráfico: Fábio Carvalho
- Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Bara Comunicação
- Filmagem e Edição Teaser: Adriano Ferreira
- Coordenação de Produção: Tati dos Anjos
- Assistente de Produção: Fátima Braga
- Cenotécnico: Araújo Lima
- Produtora Executiva: O Carcará – Gestão, Formação e Tecnologia LTDA
Serviço
- Duração: 70 minutos
- Classificação Indicativa: 12 anos
- Acessibilidade: Sim
- Entrada: Gratuita
- Local: Casa da Cultura do Núcleo Bandeirante – Brasília, DF
- Apresentação: Dias 02, 03, 10 e 17/10 às 10h e 15h; Dias 11 e 18/10 às 19h
- Realização: Cia Em Comma de Teatro, Santa Maria, DF
- Instagram: @asrivais.ciaemcommadf | @ciaemcomma