Livro de Alexandre Rocha será lançado em turnê com quatro pocket shows por espaços do DF
Programação começa na terça, dia 19, em Taguatinga, com apresentação de Bartô Blues

Para desmistificar a usual tristeza ligada ao blues, o jornalista, radialista e cientista social Alexandre Rocha escreveu Shake That Thing: antropologia, história, significação e erotismo no blues. O lançamento do livro ocorrerá em quatro diferentes locais do Distrito Federal, sempre acompanhado por apresentações musicais que homenageiam o blues, em suas diversas vertentes e com foco em seu aspecto sensual.
O livro mergulha na história do blues para colocar em cheque a imagem tradicional de uma música “lamentosa”. Com quase 40 anos de pesquisa na área, Alexandre aborda o gênero musical a partir de cinco eixos — história, música, poética, dança e performance —, destacando o caráter erótico do blues e resgatando sua riqueza e complexidade, a partir de uma perspectiva interpretativa e original acerca desse secular e influente gênero musical afro-americano.
A programação começa em 19 de agosto, às 18h30, em Taguatinga Norte, com show de Bartô Blues, músico influenciado pelo rock blues e reconhecido em Brasília pela paixão ao estilo e qualidade musical. No dia 23 de agosto, às 16h30, no Guará, será a vez de Ricardo Serpa, gaitista com quase três décadas dedicadas ao blues tradicional e contemporâneo e líder da Serpa Blues Band. Já no dia 31 de agosto, às 17h, em Sobradinho, a cantora Nina Molina e seu repertório que passeia pelo blues, soul, jazz e R&B, marcado por interpretações sensoriais e emocionais. Encerrando a programação, no dia 4 de outubro, às 18h, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, a multiartista premiada Thaise Mandalla — considerada a maior promessa do blues na cidade — apresenta um show autoral que combina guitarra e voz. Em todas as apresentações o fio condutor será a releitura de temas que abordam a representação da sexualidade no blues.
“Shake That Thing questiona a representação reducionista e por vezes equivocada criada em torno do blues, sedimentada por parte da bibliografia canônica do gênero”, afirma Alexandre Rocha. Ele acrescenta que o livro busca ampliar o diálogo para além dos muros da academia. “É com dupla e imensa alegria que comemoro essa empreitada. Não só por poder ampliar o diálogo para além dos muros da academia, mas também pela chance de devolver o resultado de meu trabalho de uma vida à sociedade, a quem devo com gratidão a oportunidade de materializar esse sonho”, afirma.
O lançamento inclui, ainda, um curso ministrado por Alexandre Rocha que, em cinco aulas, vai apresentar o conteúdo do livro, lançando mão de vasto recurso audiovisual. As aulas gratuitas acontecerão no Espaço Cultural Renato Russo, em todos os sábados de setembro, das 14h às 17h. A última aula, no dia 4/10, coincide com o lançamento do livro e a apresentação de Thaise Mandalla.
Premiado a partir de uma monografia em Antropologia pela Universidade de Brasília, o livro foi produzido com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. O projeto gráfico, assinado por Eduardo Freire, e as ilustrações do artista Carlus Campos, reforçam essa a atmosfera peculiar e pouco contemplada do blues: sua ambiguidade discursiva e culturalmente codificada, expressa por meio de linguagem e estética que abarcam música, dança e performance, trazendo uma experiência visual e sensorial que dialoga diretamente com o conteúdo denso e sensível da obra. A publicação inclui ainda um glossário de expressões e gírias do blues, letras de dezenas de canções e QR codes que possibilitam o acesso imediato às músicas citadas, ampliando a imersão do leitor na cultura do gênero.
Shake That Thing se propõe a ampliar e aprofundar a percepção acerca do blues, indo de encontro ao credo sedimentado ao longo de décadas que trata essa manifestação musical como lamentosa e dramática, escolhendo para tanto, como categorias analíticas, estrutura, processo, função e significação, descortinando assim um universo rico em simbolismos, códigos, desejos e histórias.
Sobre o autor
Alexandre Rocha é jornalista, radialista e cientista social, mestre em Etnomusicologia e doutorando em Sociologia. Com quase 40 anos de pesquisa, atua especialmente nos gêneros afro-brasileiro e afro-americano, com foco no blues. É produtor e apresentador do programa Estilo Blues desde 2009 na Rádio Verde Oliva FM, além de realizar cursos e pesquisas com viés histórico-antropológico.
Os artistas
Bartô Blues – Pernambucano radicado em Brasília, Bartô Blues é compositor, vocalista e guitarrista com forte influência do rock blues. Seu repertório mescla releituras de clássicos e composições autorais que exploram temas como aventura, amor e dor. Reconhecido por sua presença de palco contagiante, mantém um público fiel em Brasília.
Ricardo Serpa – Gaitista de Brasília desde 1996, Ricardo Serpa estudou com o renomado Engels Espíritus e lidera a Serpa Blues Band desde 2008. Referência no blues tradicional, também foi um dos fundadores do movimento #bsblues, que reúne entusiastas do gênero na capital federal.
Nina Molina – Cantora e intérprete de blues, soul, jazz e R&B, com 11 anos de carreira, Nina se destaca pela entrega sensorial e emocional em suas performances. À frente da Banda Molinas desde 2019, participa ativamente da cena musical local, com presença em festivais e eventos importantes.
Thaise Mandalla – Multiartista brasiliense com mais de 15 anos de trajetória, Thaise é reconhecida pela CBN como a maior promessa do blues em Brasília. Fundadora da banda Mandalla, combina guitarra, voz e composições próprias, além de atuar em diversos projetos musicais premiados e turnês internacionais.
Serviço:
O livro Shake That Thing está em pré-venda por R$ 30,00 (mais taxa de envio de R$ 20,00 para quem não for aos lançamentos em Brasília). Para adquirir, acesse: https://creativepub.online/shake_that_thing/
Redes sociais: @projeto_talking_blues
PROGRAMAÇÃO:
19 de agosto (terça-feira), 18h30 – Galeria Olhos de Águia, Ed. Praiamar, Taguatinga Norte
Show com Bartô Blues, que traz influências do rock blues e é reconhecido pela paixão ao estilo e qualidade musical em Brasília.
23 de agosto (sábado), 16h30 – Galeria A Pilastra, QE 40 rua 09 lote 8 - Guará
Apresentação de Ricardo Serpa, gaitista com quase três décadas de dedicação ao blues tradicional e contemporâneo, líder da Serpa Blues Band.
31 de agosto (domingo), 17h – Coe Café, Q 6 CL QD 06 CL21 , LOJA 08 - Sobradinho
Show com Nina Molina, cantora e intérprete de blues, soul, jazz e R&B, conhecida pela entrega sensorial e emocional em suas apresentações.
04 de outubro (sábado), 18h – Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul
Performance de Thaise Mandalla, multiartista premiada e considerada a maior promessa do blues em Brasília, que mistura guitarra, voz e composições autorais.