Hcor lidera estudo inédito no Brasil que testa nova estratégia para prevenir infarto e AVC e busca pacientes voluntários em todo o país

Pesquisa nacional com mais de 10 mil brasileiros vai avaliar combinação de medicamentos que pode transformar a prevenção de doenças cardiovasculares, principal causa de morte no Brasil


O Instituto de Pesquisa do Hcor, com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), está conduzindo o maior estudo clínico já realizado no Brasil sobre prevenção de complicações causadas pela aterosclerose — doença que estreita as artérias e pode levar a infarto, AVC e amputações. Chamado Estudo EPOCA, o ensaio clínico nacional testa uma estratégia inovadora: a combinação de dois tratamentos em potencial — uma polipílula (único comprimido com três medicamentos essenciais) e a colchicina, substância anti-inflamatória que atua diretamente na estabilização das placas arteriais.

A pesquisa é gratuita, inclui acompanhamento médico e pretende recrutar até 10.797 voluntários, sendo 3 mil já nesta primeira fase. Os participantes serão acompanhados por centros de pesquisa espalhados por todo o país. O objetivo é claro: verificar se a estratégia pode reduzir novos infartos, AVCs e mortes em pessoas que já sofreram eventos cardiovasculares. O acompanhamento é realizado de dois a quatro anos e inclui visitas presenciais com avaliação médica e realização de exames. Não haverá nenhum custo financeiro para a realização do tratamento.

“As doenças cardiovasculares causam mais de 300 mil mortes por ano no Brasil. Se conseguirmos comprovar a eficácia desse tratamento, poderemos oferecer um novo caminho de prevenção, mais simples, acessível e eficaz, especialmente dentro do SUS”, afirma Dr. Alexandre Biasi, superintendente de Ensino e Pesquisa do Hcor.

Entenda o estudo

A aterosclerose é uma inflamação crônica provocada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Quando essas placas se rompem, o fluxo sanguíneo pode ser interrompido, resultando em infarto, AVC ou amputações.

Para evitar isso, o Estudo EPOCA testa a combinação de dois medicamentos:Polipílula desenvolvida pelo Hcor: reúne AAS (previne coágulos), atorvastatina (controla o colesterol) e valsartana (controla a pressão arterial) em um único comprimido.

Colchicina: remédio com ação anti-inflamatória que ajuda a evitar o agravamento das placas nas artérias.

Além de potencialmente eficaz, a combinação pode melhorar a adesão ao tratamento, já que reduz o número de comprimidos diários e simplifica a rotina dos pacientes.

“Muitos pacientes têm dificuldades em manter o uso contínuo de múltiplos medicamentos. Ao unir tratamentos eficazes em um esquema mais simples, podemos alcançar melhores resultados na vida real”, explica Dr. Pedro Barros, médico e pesquisador do Instituto de Pesquisa do Hcor.

A importância da prevenção

As doenças cardiovasculares, muitas vezes associadas à aterosclerose, lideram as causas de morte no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, infartos e AVCs são responsáveis por mais de 300 mil óbitos anualmente. O Estudo EPOCA surge como uma alternativa promissora ao tornar o tratamento mais simples e acessível, aumentando a adesão e o controle da saúde cardiovascular, inclusive no SUS.

Quem pode participar

O estudo está aberto a pessoas com 45 anos ou mais, que tenham histórico de infarto, AVC ou amputação por causas vasculares. Os interessados podem se inscrever pelo site: www.hcor.com.br/estudo-epoca

Sobre o Hcor

O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Em 2025, foi reconhecido como um dos melhores hospitais do mundo pelo ranking da Revista Newsweek, ficando em 6º lugar no Brasil.

Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.

Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال