Etapa Brasília será decisiva do campeonato brasileiro de asa delta e disputada na Rampa Dr. José Menck, na Serra do Paranã
Disputa começará no dia 23/8 (sábado), revelará o campeão brasileiro e os atletas que representarão o Brasil no campeonato mundial da categoria. A disputa nacional foi autorizada pelos proprietários da área onde se situa a rampa após cumprimento de exigências legais de preservação ambiental.
A etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Asa Delta de 2025 será realizada de 23 a 30 de agosto, na proximidade da fronteira do estado de Goiás com o Distrito Federal, mais precisamente, na divisa entre os municípios de Planaltina de Goiás e Formosa (GO), na Rampa de Voo Livre Dr. José Menck, que é considerada uma das melhores para o salto da América do Sul. Situada em uma propriedade particular, na Serra do Paranã (a cerca de 90km da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e a 280km de Goiânia), a área foi aberta pelos proprietários para os organizadores do campeonato, a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), em parceria com a Associação de Voo Livre do Distrito Federal.
São esperados mais de 50 pilotos, de vários países. Os voos serão iniciados no dia 23 às 11h30 e os pousos ocorrem em locais decididos pela manhã de cada dia, em locais alternados, como Esplanada dos Ministérios, aeroporto de Formosa, fazenda da Embrapa em Planaltina (GO) e rota do cavalo em Planaltina.
A CBVL diz que a etapa Brasília apresentará "condições excelentes e alto nível técnico dos participantes, a final em Brasília promete ser estratosférica. Mais do que definir o campeão, será um momento de celebrar a grandiosidade do evento, a força da comunidade e o desenvolvimento técnico da modalidade no Brasil", segundo post em seu site.
Campeonato verde: voos de asa delta com preservação ambiental
Com uma paisagem de tirar o fôlego de tão bela, a Serra Geral do Paranã se estende do norte do DF ao nordeste de Goiás, atravessando municípios goianos como Formosa, Planaltina de Goiás, São João D’Aliança e Alto Paraíso de Goiás. O campeonato tem o apoio das prefeituras de Formosa e de Planaltina.
A Rampa de Voo Livre Dr. José Menck, na Serra do Paranã, está situada em meio a APPs, áreas de preservação permanente. E por essa razão, os proprietários da área da rampa, além da Prefeitura de Formosa, estabeleceram como condição para sediar o campeonato o cumprimento de exigências de preservação ambiental.
As exigências foram listadas na Licença Ambiental de Funcionamento n°70/12.2024, emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. "A rampa faz parte do terreno de nossa fazenda, e há décadas autorizamos os saltos dos pilotos de asa delta, já que nossa família sempre apreciou e apoiou o esporte. Mas, a criação das APPs no entorno exige que a movimentação de pessoas, carros e equipamentos sejam compatíveis com as exigências ambientais, já que ali se encontram muitos animais com risco de extinção, como o lobo-guará e as onças pintada e parda, além de plantas raras", diz o advogado José Thadeu Mascarenhas, representante da família proprietária da área.
Ele e familiares estão à frente do 'Instituto José Menck de Pesquisa Ambiental', que realiza ações de proteção e conservação ambiental em uma área de 400 hectares – equivalente a 400 campos de futebol gramado –, onde se situa a rampa.
Durante o campeonato, o público será informado sobre as regras de visitação e as condições de preservação ambiental. E poderá conhecer mais sobre o trabalho de pesquisa com animais e plantas. Naquele “corredor ecológico” de quase 7 km de distância no alto da Serra Geral do Paranã o Instituto tem promovido e estimulado pesquisas científicas para identificar as espécies de médios e grandes mamíferos, as que estão em risco de extinção, além da flora, como a canela-de-ema, que tem uso medicinal. As ações do Instituto contribuíram para tornar aquele ambiente mais seguro para os animais silvestres transitarem e até procriarem, conforme constataram biólogos que atuam no local.
CBVL reconhece contribuição de José Menck ao esporte
José Menck, que dá nome ao Instituto, já foi homenageado pela CBVL em post no Instagram, chamando-o de “profundo incentivador do esporte e amante da aviação”. Isso porque sempre permitiu que o voo livre fosse realizado na propriedade da família. Tanto que em 2003 e em 2017 a Rampa de Voo Dr. José Menck, na Serra do Paranã, sediou campeonatos mundiais de asa delta.
Como ir ao local das provas
- Do Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek:
- Siga a DF-047 e o Eixo Rodoviário de Brasília até Estrada Parque Taguatinga (Eixo Sul), Brasília - 19 min (20,1 km);
- Siga a Estrada Parque Taguatinga (Eixo Norte) até BR-030 no bairro Lago Norte - 6 min (6,9 km);
- Continue na BR-030 em direção a Formosa - 52 min até o acesso à DF 345 e BR 010 (GO 118).
- Dirija pela BR- 010 em direção a São Gabriel de Goiás (Planaltina) por 38 km e vire à direita, em estrada de terra até a Rampa de Voo Livre Dr. José Menck, no Vale do Paranã - 13 min (6,4 km)