Acidente deixou cinco pessoas feridas, incluindo duas crianças; especialistas alertam para o risco da ingestão de álcool ao volante
%2017.28.05_a1ac6df9.jpg)
Na tarde deste domingo (31), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), atendeu a um grave acidente na DF-270, próximo à entrada do Cariru, em Planaltina. O condutor de um carro de passeio perdeu o controle da direção e capotou, deixando três adultos e duas crianças envolvidos.
Uma das vítimas adultas precisou ser encaminhada ao hospital para atendimento médico. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado e realizou os primeiros socorros, além de isolar a via e retirar o veículo acidentado.
Durante a ocorrência, os policiais constataram que o motorista, de 34 anos, não possuía habilitação e apresentou resultado positivo para alcoolemia: 0,03 mg/L. Embora o índice esteja abaixo do limite que configura crime de trânsito, a simples presença de álcool no organismo já compromete a capacidade de reação e aumenta o risco de acidentes.
Especialistas reforçam que qualquer quantidade de álcool ingerida antes de assumir a direção pode afetar reflexos, percepção e tomada de decisões, expondo condutor, passageiros e demais usuários da via a graves riscos. O caso serve de alerta para a importância da responsabilidade no trânsito: dirigir exige atenção total e tolerância zero para a mistura de álcool e volante.