Peça autoral é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e aborda vivências de integrantes do grupo membros da comunidade LGPTQIAPN+. Sessões gratuitas e com acessibilidade.

Memórias reais, difíceis, mas também alegres, cheias de “cores” e vida: a companhia Novos Candangos estreia mais um espetáculo inédito em 2025, “Memórias Coloridas”. A dramaturgia do espetáculo foi construída coletivamente pelos integrantes do grupo, a partir de um processo criativo que reuniu vivências pessoais enquanto membros da comunidade LGBTQIAPN+. A organização e assinatura final do texto são do diretor Diego de León. O projeto “Memórias Coloridas – Vozes LGBTQIAPN+”, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, contará com apresentações abertas ao público de Sobradinho, além de sessões educativas voltadas para estudantes do ensino médio da rede pública.
O espetáculo estreia no dia 13 de setembro (sábado), com sessões às 16h e às 20h, no Teatro de Sobradinho (Quadra 12), em apresentações abertas a toda a comunidade. No dia 21 de setembro (domingo), haverá mais uma sessão aberta, às 19h. Além disso, no dia 17 de outubro, serão realizadas três apresentações educativas com debates no CEM 02 de Sobradinho (Quadra 12, AE 4 – Sobradinho/DF). Todas as sessões contam com tradução em Libras, e as apresentações dos dias 13/09 e 17/10 também terão serviço de audiodescrição. A entrada é gratuita e não recomendada para menores de 14 anos. Mais informações: @cianovoscandangos (Instagram).
Em “Memórias Coloridas”, o palco se transforma no “Cabaré Candango Fubango”, um espaço vibrante onde canto, dança, dublagem, performance e interpretação se entrelaçam em quadros que revelam diferentes histórias. Dez personagens dão vida a esse encontro, em que a atmosfera fantasiosa do cabaré abre espaço para memórias reais, diversas e cheias de cor. "Não é só um show de talentos, é um momento pra gente rir, se emocionar e se reconhecer nessas histórias", como ressalta o diretor e dramaturgo Diego de León.
Memórias – “Memórias Coloridas – Vozes LGBTQIAPN+” é uma montagem da Cia. Novos Candangos realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal que conta com atores/atrizes da comunidade LGBTQIAPN+. O elenco buscou, durante o processo, lembranças pessoais, vivências e entrevistas com pessoas excluídas e marginalizadas da sociedade que se identificam com a sigla. O resultado visa, assim, celebrar a vida e o direito de todes em um show que tem, para além da dor, memórias alegres e vividas. Uma identificação.
Ficha Técnica
Realização: Novos Candangos
Direção Geral: Diego de León
Dramaturgia: Novos Candangos | Concepção e organização: Diego de León
Elenco: Alana Ferrigno, André Rodrigues, Clara Camarano, Diego de León, Jeferson Alves, Natália Leite, Nine Ribeiro, Pedro Ribeiro, Tati Ramos e Xiquito Maciel
Produção e Assistência de direção: Lucas Aguirre
Direção de movimento: André Reis
Cenário e Figurino: Cyntia Carla
Iluminação: Tauana Barros
Artes gráficas: Hugo Carvalho
Fotografia: Carina Alcântara
Intérpretes de Libras: Amanda Gomes e Alison Medeiros
Operação de som: Jullya Graciela
Arte educadora / Mediadora: Kamila Rodrigues
Gestão administrativa: Alana Ferrigno
Assessoria de Imprensa: Clara Camarano
Mídias Sociais: Natália Leite
Serviço: Cia. Novos Candangos estreia espetáculo inédito “Memórias Coloridas”
Datas: 13 de setembro, sábado, às 16h e às 20h
21 de setembro, no domingo, às 19h
Local: Teatro de Sobradinho (Quadra 12)
Data: 17 de outubro, 3 sessões
Local: CEM 02 de Sobradinho (Quadra 12, AE 4 - Sobradinho – DF)
Todas as apresentações contam com tradução em Libras
As sessões dos dias 13/09 e 17/10 contarão com serviço de audiodescrição
Gratuito
Não recomendado para menores de 14 anos
Mais informações no Instagram @cianovoscandangos