Antirrábica: Vigilância Ambiental do Guará realiza vacinação itinerante

Sessenta e três animais foram imunizados em lar temporário em Vicente Pires

Ações itinerantes de vacinação são realizadas quando há muitos animais para serem vacinados ou quando o proprietário não tem condições de se deslocar ao núcleo mais próximo. Foto: Divulgação/SES-DF

O Núcleo Regional de Vigilância Ambiental em Saúde (Nuval) do Guará vacinou 63 animais contra raiva em um lar temporário em Vicente Pires. A imunização itinerante, realizada na terça-feira (12), faz parte do trabalho dos Núcleos de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Segundo a chefe do Nuval/Guará, Roberta Ferreira, ações como essa são feitas sempre que solicitadas, seguindo alguns requisitos. "Nossa equipe faz essa vacinação itinerante quando são muitos animais e quando o proprietário não tem condições de se deslocar com os pets até o nosso núcleo", explica.

Além do Guará, o Nuval atende as seguintes regiões administrativas: SCIA/Estrutural, Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueiras e Colônia Agrícola 26 de Setembro, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor de Oficinas (SOF) Sul e Norte e o Setor de Armazenagem e Abastecimento (SAAN) Norte. As solicitações de vacinação itinerante, que atendam os pré-requisitos citados pela gestora, podem ser feitas por meio do WhatsApp (61) 3449-4466.

Na ocasião, os Agentes de Vigilância Ambiental (Avas) vacinaram nove cães, seis cadelas, 27 gatos e 21 gatas, que estão aguardando adoção.

Agentes de Vigilância Ambiental vacinaram nove cães, seis cadelas, 27 gatos e 21 gatas, que estão aguardando adoção em lar em Vicente Pires. Foto: Divulgação/SES-DF

Vacinação antirrábica

A campanha de vacinação antirrábica, voltada para imunização de cães e gatos, acontece todos os anos no mês de setembro, quando são intensificadas as ações de mobilização. Mas, durante o ano todo, a SES-DF oferta o imunizante em seus 15 Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental em Saúde, incluindo a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A população pode se direcionar até o núcleo mais próximo da sua residência. Confira aqui os locais.

A Secretaria de Saúde realiza ainda parcerias esporádicas com outras instituições do DF, em ações extramuros, facilitando o acesso às doses da vacina. Neste final de semana, haverá vacinação em pontos espalhados pelo DF.

"A vacinação contra a raiva é crucial tanto para a saúde pública quanto para a proteção individual de animais e humanos. A raiva é uma doença grave e fatal, transmitida principalmente pela saliva de animais infectados", informa a gerente do Nuval/Guará.

Durante o ano todo, a Secretaria de Saúde (SES-DF) oferta o imunizante contra a raiva em seus Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental em Saúde. Locais podem ser conferidos no site. Foto: Divulgação/SES-DF

Requisitos para vacinação:
- animal saudável, com mais de três meses
- levar o animal ao posto fixo
- tutor ser maior de idade
- levar documento de identidade

Fêmeas prenhas ou que estejam amamentando também podem ser vacinadas. Além disso, os tutores devem levar os animais com coleira, focinheira ou caixa de transporte, de acordo com o porte.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال