Sarau poético, exposições, filmes e apresentação do grupo Viva a Vida fazem parte da homenagem que tem abertura no dia do aniversário de Tullio Guimarães (24/07)

O professor, ator, teatrólogo, dramaturgo, diretor e encenador teatral, Tullio Guimarães fez história no cenário brasiliense. Marcou uma geração de profissionais do teatro, cinema e televisão. Em homenagem ao Mestre das Artes, o Festival Tullio Guimarães terá estreia no dia do aniversário do eterno artista. O evento acontece dia 24 de julho, quinta-feira, às 19h, e no dia 25 de julho, sexta-feira, às 20h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). No dia de abertura será inaugurada a Sala Multiuso Tullio Guimarães. O Festival também se estende para o dia 3 de agosto, às 16h, no Espaço Multicultural Casa dos Quatro (708 Norte). Gratuito. Ingressos em: https://www.sympla.com.br/evento/viva-a-vida-no-festival-tullio-guimaraes-25-07-as-20h-no-espaco-cultural-renato-russo-508-sul/3043384?referrer=www.google.com. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @festival.tullioguimaraes.
O Festival Tullio Guimarães contará com homenagens, trecho do filme “Dulcina”, de Glória Teixeira; exibição dos curtas-metragens "Dona Rosita La Solteira" e "O Nome da Mãe", do Cineasta Donato Viero, com a participação de Tullio Guimarães e Alexandre Ribondi. Ainda, sarau poético, cabaré performático, cenas teatrais do “Viva a Vida”- eterno grupo do artista-, e lançamento da 2ª edição do projeto IN(CLASSIFICÁVEIS). A iniciativa de Bruno Ferraz exibirá um vídeo com entrevistas em homenagem a Guimarães. Lançamento também virtual em: @CanalInclassificáveis. A Mestra de Cerimônia será a jornalista e influencer cultural do Distrito Federal, Márcia Witczak. Outro destaque será uma exposição com figurinos, textos criados, fotografias de trabalhos e outros elementos usados em vida por Tullio.
O festival foi organizado, de forma independente, por artistas de diversas vertentes, produtores locais e admiradores de Tullio Guimarães. “Tullio faleceu no final do ano de 2024, de forma repentina. Deixou uma tristeza profunda para os seus seguidores e um legado valoroso para o maquinário artístico brasiliense e do entorno do Distrito Federal. De forma orgânica, esse Festival que tem estreia no dia do aniversário de Tullio é uma união e celebração criada por todos que tinham e nutrem um apreço ao Tullio”, destaca a diretora e produtora Andy do Futuro.
Viva a Vida- Tullio fundou o primeiro grupo de teatro do Distrito Federal voltado para pessoas com idade acima de 55 anos, no ano 2000. O Viva a Vida era considerado o “jardim” de Tullio, onde criou vários textos, encenações e produções teatrais sempre apresentando uma dramaturgia em que o protagonismo era o envelhecimento. Esse trabalho se tornou referência e fez de Tullio um grande ativista dessa função social do teatro, assim sendo indicado por profissionais da área gerontológica. Em sua homenagem, o Vida a Vida apresentará no dia 25 de julho e 3 de agosto cenas curtas das dramaturgias e encenações criadas pelo Mestre. Adaptações e direção de Andy do Futuro e assistência de direção de Mônica Gaspar.
PROGRAMAÇÃO:
24/JULHO (QUINTA-FEIRA), às 19h:
- Abertura da EXPOSIÇÃO “Memórias do Mestre”
- Cerimonial no Palco da Sala Multiuso, com a Mestra de Cerimônia Márcia Witczak
-Trecho do filme "DULCINA" da Cineasta Glória Teixeira, com a participação de Tullio Guimarães
- Sarau poético
- Curtas-metragens "Dona Rosita La Solteira" e "O Nome da Mãe", do Cineasta Donato Viero, com a participação de Tullio Guimarães e Alexandre Ribondi
- Lançamento do Videocast "IN(CLASSÍFICAVEIS)" em homenagem ao Mestre Tullio Guimarães
25/JULHO (SEXTA-FEIRA), às 20h:
Apresentação de cenas curtas das dramaturgias e encenações criadas pelo Mestre pelo grupo Viva a Vida. Adaptações e direção de Andy do Futuro e assistência de direção de Mônica Gaspar.
03/AGOSTO (DOMINGO), às 16h:
- CABARÉ PERFORMÁTICO com a participação de artistas locais do Distrito Federal, em homenagem ao professor Tullio Guimarães;
Apresentação de cenas curtas das dramaturgias e encenações criadas pelo Mestre pelo grupo Viva a Vida. Adaptações e direção de Andy do Futuro e assistência de direção de Mônica Gaspar.
Serviço: Festival Tullio Guimarães celebra história do eterno artista
Data: 24 de julho, quinta-feira, às 19h
Data: 25 de julho, sexta-feira, às 20h
Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Data; 3 de agosto, às 16h
Local: Espaço Multicultural Casa dos Quatro (708 Norte)
Gratuito
Ingressos em: ✉
Livre para todos os públicos
Mais informações no Instagram: @festival.tullioguimaraes.