“Chaplin”, em cartaz no CCBB Brasília, oferece curso gratuito e Sessão Atípica do clássico “O Garoto” (1921)


Chaplin, a maior retrospectiva já realizada no Brasil sobre Charles Chaplin, segue em cartaz no CCBB Brasília até 3 de agosto com público cativo, atividades formativas e sessões inclusivas.

A programação desta semana inclui o curso gratuito “Charles Chaplin: cineasta de todos”, nos dias 23, 24 e 25/7, das 14h às 16h, conduzido por Ciro Inácio Marcondes, professor da Universidade Católica de Brasília, pesquisador e crítico nas áreas de cinema e histórias em quadrinhos.

Com três encontros, o curso propõe abordar a universalidade do cinema de Chaplin, não apenas a partir da análise dos seus filmes, mas também do contexto sociocultural do cinema silencioso e do cineasta, inserindo-o na cena dos “silent clowns” dos anos 1910 e 1920 principalmente. Além disso, a ideia é mostrar as diferentes facetas de Chaplin (e não apenas o estereótipo de Carlitos) e suas transformações através dos diferentes estúdios pelos quais passou, as particularidades de curtas e longas-metragens, e o seu dom shakespeariano de trabalhar todos os gêneros, para todos os públicos.

Para participar do curso, não é necessário inscrição prévia, mas é necessária a retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília. Os ingressos são liberados no dia anterior de cada aula.

Entre os destaques da programação também está a Sessão Atípica, voltada a pessoas neurodivergentes, com som e luz adaptados, em ambiente confortável e inclusivo. A sessão acontece no sábado, 27 de julho, às 11h, com o filme O Garoto (1921), um dos clássicos mais comoventes da trajetória de Chaplin. O mesmo título será reprisado no mesmo dia, às 19h, em sessão convencional. Outras sessões inclusivas com tradução em Libras, audiodescrição e legendagem descritiva também estão previstas ao longo da mostra.

Com cerca de 80 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, a mostra Chaplin celebra a genialidade do criador de Carlitos e reafirma seu legado humanista, poético e atual. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). A programação completa está em www.bb.com.br/cultura
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال