Circulação artística reúne coletivos feministas em 33 apresentações acessíveis e gratuitas, com muito afeto, riso e resistência

Prepare o coração e deixe espaço na agenda, porque a cena cultural do DF vai ser invadida por uma verdadeira revolução de afeto, riso e resistência. Está chegando o projeto Gira das Desempregadas Convida, uma potente circulação artística que une dois coletivos feministas cheios de força e poesia — As Desempregadas e As Caixeiras Cia. de Bonecas. A estreia está marcada para o dia 03 de julho, às 20h, no SESC 504 Sul.
Ao longo dos meses de julho e agosto, serão 33 apresentações gratuitas de teatro e circo espalhadas por 9 localidades da RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico), incluindo cidades de Goiás e regiões administrativas do Distrito Federal. O público vai se emocionar com o espetáculo “Pedaços de Maria”, uma montagem de circo-teatro-musical que traz à tona as múltiplas camadas da experiência feminina de forma leve, divertida e profundamente sensível. A peça é protagonizada pela artista Maria Tavares, criadora do coletivo As Desempregadas, que costura em cena suas próprias vivências com as de tantas outras “Marias” — mulheres reais e simbólicas que inspiraram essa criação.
Segundo Maria Tavares, diretora do espetáculo, a Gira das Desempregadas nasceu do desejo de aproximar grupos e coletivos da cidade, criando redes colaborativas que enriquecem a cena cultural. “A ideia é reforçar a cultura como ferramenta de mudança social, onde a colaboração é o motor para uma arte mais diversa, acessível e impactante”, afirma.
E como a revolução é feita em rede, As Desempregadas convidam o grupo brasiliense As Caixeiras Cia. de Bonecas, referência nacional no teatro de formas animadas, para apresentar sua emocionante trilogia de teatro lambe-lambe: “Enquanto Houver Amor Eu Me Transformo”. São três microespetáculos — Revoar, Amor de Cão! e Amor – título provisório inalterável — apresentados dentro de pequenas caixas cênicas para um espectador por vez. A experiência é íntima, sensível e absolutamente inesquecível. Com duração de 3 a 6 minutos cada, as peças circulam por espaços públicos transformando calçadas em palcos e espectadores em cúmplices de histórias que falam sobre afeto, escuta e liberdade.
Como contrapartida, o projeto realizará duas sessões exclusivas em escolas públicas de São Sebastião, levando reflexão e sensibilidade para adolescentes em fase de formação. E tudo isso com ações de acessibilidade plena: haverá intérpretes de Libras, audiodescrição e materiais em Braile — porque a arte precisa chegar para todos.
O Projeto Gira das Desempregadas Convida é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo Federal e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Um projeto que não só movimenta a cena cultural local, como celebra a potência das mulheres artistas da nossa região. Entre brincadeiras, bonecas e melodias, essas artistas estão reconstruindo o mundo — um palco por vez.
SERVIÇO:
Apresentações no DF:
● 03/07 – SESC 504 Sul – 20h
● 16/08 – Batalhão das Artes, Taguatinga – 16h