O evento busca retratar o dia 13 de maio, dia da abolição da escravatura, com olhar reflexivo por meio do show Um grito de liberdade!, da Banda Patacorí
![]() |
No dia 13 de maio às 20h o Sindicato dos Bancários realiza o evento Aboliu!?, com show Um grito de liberdade, da Banda Patacorí. |
Essa data é marcada pelo dia da abolição da escravatura, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea. No entanto, a pergunta que se faz é: Aboliu? Esse é o tema do evento realizado pelo Sindicato dos Bancários onde se busca refletir sobre a presença de pessoas negras e sua cultura na sociedade.
Em 2022, o Censo do IBGE revelou que 55,5% da população se identifica como preta ou parda. No entanto, ainda segundo o Censo, apenas 17% de pessoas negras fazem parte das camadas mais ricas da sociedade e 26% possuem assento na Câmara dos Deputados, o que significa uma sub-representação destes que são a maior parte da população brasileira.
E quando se fala em religiosidade o caso não é diferente. No Distrito Federal, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) de 2024, quase metade dos registros de intolerância religiosa foram contra matrizes africanas.
Pensando nisso, o Sindicato dos Bancários realiza um evento que leva entretenimento, boa música e reflexão para o dia 13 de maio com o “Aboliu!?”.
Dentro da programação, a Banda Patacorí leva seu show “Um grito de liberdade!”, onde pretende conduzir, por meio da música, a valorização das culturas de matriz africana, e dar o recado de sua importância para a construção da identidade nacional brasileira.
Uma apresentação rica, em cenários, cenas, musicalidade, cultura e representação. Para o vocalista da Banda, Fábio Lima, o show traz todo o significado das religiões de matrizes africanas, valorizando essa luta contra a intolerância religiosa. “Durante muito tempo, nós, povos de santo, fomos silenciados. Faltou coragem, apoio e o reconhecimento do nosso direito ao respeito. O show "Um Grito de Liberdade" é uma celebração da nossa fé, através da música e da intervenção cênica, mostramos a força e a resistência que nos trouxeram até aqui.”
Tata Luazi Luango, líder de comunidade tradicional de Candomblé raíz Angola Kongo e Diretor Artístico da Banda Patacori, ressalta a importância da contextualização histórica sobre o mito da abolição da escravatura no Brasil. "Os Quilombos, os Terreiros, as Periferias e Comunidades são frutos das estratégias de pessoas negras contra a violência colonial. A ideia de abolicionismo não se inaugura em 1888. Por isso, o show 'Um Grito de Liberdade' ecoa as vozes de Luísa Mahin, que liderou levantes de escravizados na Bahia, de Dandara e Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência quilombola, de Maria Firmina dos Reis, escritora abolicionista, e de tantos outros que lutaram por uma liberdade que ainda não é plena para a população negra brasileira.”
Na ocasião, haverá gravação do álbum do show Um grito de liberdade!, da Banda Patacorí, além da participação especial da Cris Pereira,
Após o evento, acontece um coquetel com a exposição “Esperança”, uma plataforma para artistas vulneráveis, elevando indivíduos que, muitas vezes, vivem à margem da sociedade, mas também enriquece a comunidade em geral, promovendo a criatividade, apreciação cultural e compreensão mútua. A exposição busca abordar os desafios interseccionais da desigualdade social, preservação cultural e desenvolvimento artístico.
Serviço
Evento: Aboliu!? com show Um grito de liberdade!, da Banda Patacorí
Data: 13 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro dos Bancários
Ingressos pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/aboliu-show-um-grito-de-liberdade-com-a-banda-patacori/2945324
Realização:
Sindicato dos Bancários @bancarios