Estão abertas as inscrições para o Primeiro Concurso Literário Universidade Afrolatinas nas Escolas

Com o tema “Mulheres negras movem o mundo”, estudantes de escolas públicas do Distrito Federal podem se inscrever até 21 de maio para concorrer. A iniciativa é apresentada pela Universidade Afrolatinas e Festival Latinidades 2025 – onde serão entregues as premiações.

Escritora  Kiusam de Oliveira no Festival Latinidades - Foto: Divulgação

A estreia do Concurso Literário Afrolatinas nas escolas é uma oportunidade para estudantes regularmente matriculados/as em escolas públicas do Distrito Federal escreverem sobre o protagonismo de mulheres negras e serem premiados e premiadas pelos seus textos. São três categorias, com diferentes modalidades textuais, destinadas ao Ensino Fundamental (do 4º e 9º ano), Educação de Jovens e Adultos – EJA e Ensino Médio. As inscrições se encerram em 21 de maio e são feitas exclusivamente online.

PREMIAÇÕES - Da primeira até a terceira colocação, os/as participantes receberão premiações em dinheiro e certificados, assim como classificados/as nas “menções honrosas”. O resultado do concurso será divulgado em junho e a cerimônia de premiação será durante o Festival Latinidades 2025, que acontece de 23 a 31 de julho.

O convite do tema “Mulheres Negras Movem o Mundo” é para que estudantes mergulhem nesse universo e realizem a produção textual a partir tanto do legado histórico quanto da atuação contemporânea dessas mulheres. Como a presença negro-feminina molda o mundo ao redor desses/as estudantes? A depender da categoria estabelecida pelo Concurso, essa resposta pode vir em forma de poesia, contos, crônicas, poesias, redações dissertativo-argumentativas, Manifesto e Carta Aberta.

AVANÇO - Sobre a realização do concurso, Jaqueline Fernandes – Presidente da Universidade Afro Latinas e Diretora geral do Festival Latinidades, explica: “Há 17 anos realizamos um festival que depois viabiliza a publicação de livros que registram o evento, que traz escritoras/es para falarem de seus processos criativos, que inclui oficinas literárias, encontros de autoras, lançamentos de livros na programação, por exemplo. A partir desse histórico de formação de público, de aproximação das pessoas com a literatura negra, é que agora avançamos um passo, o de dar oportunidade para novas autorias. Esperamos estar abrindo portas para mais Evaristos, Carolinas, Lucindas, Suelis.”

Escritora Conceição Evaristo no Festival Latinidades - Foto: Divulgação

Assim como as autoras referenciadas por Jaqueline Fernandes, que escrevem prosa, poesia, textos acadêmicos, no Concurso Literário há espaço para diferentes expressões literárias, liberdade para abordar a diversidade de vivências e experiências em várias modalidades textuais, de acordo com cada categoria. Podem ser poesias sobre como as mulheres negras têm papeis centrais na mobilização comunitária e política ou uma dissertação que retrata a luta por direitos e melhor sustento de comunidade. O texto também pode ser uma crônica de como alguns “milagres” para sobreviver se tornam inovação, empreendedorismo, literatura, organizações sociais, liderança política, que impactam de diferentes formas seus círculos de ação.

O tema escolhido para a primeira edição do Concurso Literário dialoga com os principais objetivos das instituições que o promovem, mais uma ação concreta e mobilizadora para dar publicidade e celebrar o protagonismo das mulheres negras desde a vida familiar, à economia, política, ciências, cultura, na sociedade, a partir de suas contribuições, resistência, luta diária, que nem sempre alcançam a merecida visibilidade e reconhecimento.

Julho das Pretas que escrevem no Festival Latinidades - Foto: Matheus Alves

Festival Latinidades - Chegando à décima oitava edição, o Latinidades - maior festival de mulheres negras da América Latina, é um dos pontos altos do mês de julho no país, promovendo ainda mais o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha. A partir da concepção de Jaqueline Fernandes, e das primeiras edições em Brasília, o evento também já teve atividades realizadas em outros estados, como Goiás, Bahia e São Paulo. O Festival Latinidades é uma iniciativa continuada de promoção de equidade de raça, gênero, plataforma de formação e impulsionamento de trajetórias de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.

Universidade Afrolatinas - Projeto de universidade aberta, híbrida e afrocentrada, a Universidade Afrolatinas tem a missão de contribuir para democratizar conhecimentos técnicos, ferramentais, políticos e filosóficos sobre história, arte e cultura negra. Com isso, queremos fortalecer outros paradigmas de ensino, aprendizagem e integração entre arte, cultura e educação, por meio de novas ferramentas, processos e práticas integrativas.

SERVIÇO - DADOS DO CONCURSO

CRONOGRAMA

Lançamento do Concurso: Março
Período de inscrições online: 21 de março a 21 de maio
Avaliação dos textos: Junho
Resultado: Junho
Cerimônia de premiação e encerramento: Julho – Durante o Festival Latinidades 2025.

Edital e Regulamento - VAGAS LIMITADAS
SUPORTE PARA INSCRIÇÕES: universidade@afrolatinas.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال