Dia D de combate à dengue destaca serviços e vacinação em Sobradinho

Iniciativa faz parte do evento "GDF Mais Perto do Cidadão" e atendeu comunidade da Nova Colina

"Eu não fico gripada nunca. Deve ser por causa da vacina", afirma a aposentada Maria Núbia Saraiva, 74 anos, que toma a vacina contra a doença todos os anos. Foto: Humberto Leite/Agência Saúde-DF.

Aos 11 anos, o Samuel Martins quase não derramou nenhuma lágrima para se vacinar. Boa parte porque ele compreende bem o porquê de se proteger contra a dengue. "É importante porque a gente não fica doente", resume. Ele recebeu a primeira dose do imunizante contra a doença na manhã deste sábado (21), durante o Dia D de Combate à Dengue, realizado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) na comunidade de Nova Colina, em Sobradinho.

Quem levou o menino para atualizar a caderneta de vacinação foi o pai dele, o auxiliar de serviços gerais Cosmo Silva, 34 anos. "Tive dengue recentemente. Passei duas semanas ruins e não quero que ele pegue", conta. A oferta do serviço em um dia de sábado agradou. "Ajudou muito porque na semana eu trabalho e fica na contra mão", completa.

Quem já estava com sintomas da doença podia encontrar atendimento na Unidade Básica de Saúde 3 de Sobradinho, localizado em Nova Colina. Enquanto isso, 26 agentes de vigilância ambiental conversavam com a população sobre como evitar focos do mosquito Aedes aegypti. À tarde, com reforço de 160 bombeiros militares, fizeram visitas a residências, escolas e pontos comerciais para eliminar possíveis pontos de proliferação do inseto transmissor da dengue, além de reforçar as ações educativas.

Vacina contra gripe

A programação teve mais serviços. Na área de vacinas, destaque para a oferta de imunizantes contra gripe (influenza) para as pessoas dos grupos prioritários. A aposentada Maria Núbia Saraiva, 74 anos, toma a vacina contra a doença todos os anos. "Eu não fico gripada nunca. Deve ser por causa da vacina", diz. Já o operador de máquinas Iranir de Assis, 61, tem certeza da importância da vacinação. "Eu vacinei pela primeira vez no ano passado. Quando gripei, veio bem mais fraca. Antes, a febre vinha forte", lembra.

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, ressalta a importância de todas as pessoas dos grupos prioritários se vacinarem contra a gripe, como os idosos acima dos 60 anos, gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a 5 anos, além de pessoas com comorbidades e uma série de oportunidades profissionais. "É muito importante que todo o público elegível para se vacinar aproveite a oportunidade para se proteger. Estamos no outono e vamos entrar no inverno, quando os vírus respiratórios circulam com mais facilidade", afirma.

Samuel Martins quase não derramou nenhuma lágrima para se vacinar. "É importante porque a gente não fica doente", resume. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

Mais serviços

As ações da Secretaria de Saúde em Sobradinho incluíram mais serviços. Foram realizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - sífilis, HIV/Aids, hepatites B e C -, bem como orientações e distribuição de preservativos.

Até quem não era humano podia ser atendido. Foi o caso do Pitoco. Aos três meses, o vira-lata recebeu a vacinação antirrábica pela primeira vez. A tutora dele, a dona de casa Maria Cunha da Silva, 48 anos, diz que Pitoco é a alegria da família e até dos vizinhos, por isso é fundamental cuidar da vacinação. "É para a saúde do cachorro. Se não tiver vacinado, corre o risco de adoecer e até de morrer", opina.

"É importante que os animais sejam vacinados. Assim como nós, humanos, os cães e gatos precisam estar com a caderneta em dia", explica a diretora de Vigilância Ambiental em Saúde da SES-DF, Kênia Cristina de Oliveira. Além da campanha anual e dos eventos como o realizado hoje, a vacinação antirrábica está disponível nos Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental.

Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال